O que tem pra hoje? Ministros e cefaloides - como é que pode?

O que tem pra hoje?

Ministros e cefaloides - como é que pode?

1. Lula gigante apareceu morta em uma praia da Espanha..."

Pois, é, muitos daqueles monstros desenhados nos velhos mapas de navegação da época colonial, que a gente imaginava imaginários, existem. Novesfora as baleias, que depois dos anos 60 viraram bichos xubidú, fotografaram dias atrás um peixe remo de mais de 15 metros na costa marinha do México e, também, filmaram lulas gigantes em profundidades abissais, no Japão.

Mas, agora, aparece uma Lula gigante morta, numa praia espanhola, que virou logo atração para espanto e fotografias.

...

Lulas. Até as mais pequenas parecem medonhas. São tinhosas no disfarce. O olhar não transmite confiança (nem devia). Os tentáculos dão um certo nojo. E quando miram algo, sabe-se o que se segue. Difícil não sobrar prejuízo. Ou vítimas.

Sorte que as lulas que vivem no mundo marinho não falam, nem são chegadas em patranhas oceânicas (ao menos ao que consta, nenhuma lula marinha recebeu carregamentos de peixes e crustáceos de barracudas caribenhas para conseguirem eleição para cargo do topo da cadeira alimentar, não tirou seu pimpolho das ocupações cefaloides para transformá-la em Ronaldinho do mundo agropecuário próximo de Redenção do Pará, nunca fraudaram a água do mar para que ela beneficiasse a reprodução de espécies específicas de lulas, em detrimento do ecossistema, numa inventaram coisas do tipo Peixalão, nem colocaram suas colegas de espécie para pagar o salário, em peixes de crustáceos, de piranhas chamadas Rosemarys).

Lulas marinhas, por mais gigantes que sejam, ficam na sua, vivendo as coisas do mundo dos crustáceos. Preferem não se meter nesse negócio de reinventar tudo no discurso, para justificar fracassos, pelo fato de que lulas marinhas não falam, não vencem nem ou não fracassam, do que decorre a possibilidade de aventar vantagens ilícitas. Seguem nadando, vivendo e procurando o que lhe basta para viver, modestamente. A modéstia, inata, lhes serve e molda.

Já os moluscos cefaloides de terra...

2. Parece que há um concurso, para ver quem diz a maior doideira, entre autoridades, políticos, pensadores e ex presidentes (petralhas, incluídos).

Depois de livrar a cara dos petralhas, essa lezeira de discutir mandato de ministro do STF – com hipótese de eleição e tudo, que acaba de entrar no escaninho de mais uma pantomima do tribunal, ladeira abaixo.

Sei: agora a seleção de sábios será por eleição. E virão Çábios. E $sabio$.

Não, que se deva importar muito, com quem não importa muito com a preservação da Constituição e instituições, ultimamente...