Prioridades e liberdade.
 
As prioridades  são como nuvens que estão sempre passando, renovando suas formas, modo de se apresentar, juntamente com elas  sonhamos com a liberdade sem limites que um dia virá...
-Virá?????
-Certamente, e virá quando menos se espera...
Quando crianças nossa maior prioridade é brincar, fazer “terrorismo”, aprender as matérias para passar de ano na escola,
brinquedos,passeios,amigo, skate,pé de pato.
Amarrar sapatos/tênis, andar de bicicleta sem rodinhas laterais, patins,diversão,estilingue,
bola,correria, ter uma religião,ter fé,crer em algo ou crer em alguém que os pais nos ensinam, isto é quando ensinam,enlouquecer os pais que cerceiam nossa liberdade...

Dizemos : Ah, quando crescer vou ser livre para fazer o que quiser.

Depois...
Viajar, férias, usar sapatos de saltinho, batom, esmaltar as unhas de vermelho, calças compridas, gravata,ter  e cultivar a barba,fazer ou fugir do serviço militar,ter terno,dançar,usar sutian, menstuação,tomar bebida alcoólica,
dirigir  ou ter automóvel, receber a carteira de motorista,namorar na escola,passar de ano.
Passar no vestibular,ir as festas,ficar horas no telefone falando “abobrinhas”, receber telefonema,não ser pega em “mentirinhas bobas”,beijar, dar “amassos”, ler poesia, escrever poesia, curioso/a sobre sexo, ouvir música, sonhar acordado/a com “aquela festa”, se trancar no quarto, no banheiro,ter segredos, se depilar, fumar ,”aprontar” junto com os amigos/as,usar acessórios da moda,é a vez da sociedade cercear nossa liberdade,questionar e duvidar de tudo,de todos..

Quando for independente vou ser livre para fazer o que quiser.

Depois...
Terminar faculdade ou abandonar os estudos, fazer sexo,ter automóvel, trabalhar, ter bom emprego, conseguir dinheiro, se apaixonar perdidamente,viver paixões ardentes,parar de sofrer pelo “fora” que levou, esquecer o amor perdido,namorar a mulher /homem dos sonhos,noivar, se vestir bem, ,casar ,cumprir uma cerimônia religiosa ou não,vestido de noiva,ter filhos,formar família,ter casa própria, um lar,ter cartão de crédito, conta bancária... Compromissos e responsabilidade limitam nossa liberdade.
Quando estiver estabilizado na vida, vou ser livre para fazer o que quiser...

Depois...
 Viver em paz e harmonia com a família, pagar as contas, tentar guardar algum dinheiro, evitar as desavenças e traições amorosas, ser cordato/a, evitar brigas, “engolir sapos”,ter filhos obedientes,marido /esposa cordata, se espiritualizar, muitos se tornam fanáticos religiosos,contratar advogado,assinar divórcio, evitar traumas da separação, dividir ou não os bens, não sofrer,evitar tristezas,refazer a vida, fazer vinte e cinco anos de casados, fazer bodas de ouro aos 50 anos de casado,formar os filhos,salva-los das encrencas,vê-los casados,ter netos lindos, se sentir realizado/a. A liberdade dada a conta gotas...
Quando resolver os problemas  vou ser livre para fazer o que quiser...
Depois...

Envelhecer tranquilo, não ter doença grave, controlar as funções orgânicas, dormir, escapar do banho,querer muito carinho, dar carinho, ser ouvido mas fingir surdez quando convém, “aprontar’ com a família, observar a nova geração,falar mal dela,dar conselhos, lembrar do passado,reviver passado, lembrar dos amigos que sumiram ou morreram, não trocar de roupa, tomar água a noite, banheiro livre ,ter coberta bem quente, óculos,comida fácil de mastigar,roupas e chinelos confortáveis,assistir TV,provocar todo mundo,sentar na poltrona mais confortável.Tomar vinho, cerveja ou outra bebida de vez em quando mesmo escondido,também fumar escondido, tirar o cheiro do fumo e de álcool, arrastar o chinelo, dormir quando bem entende,parar de sentir saudades do passado,matar os fantasmas,afastar os  arrependimentos e os mortos.Quase nem nos lembramos mais da tal liberdade,acho que é quando nos impedem de fazer o que queremos né? Enfim parar de pensar no passado, afugentar os fantasmas e rezar muito, para que quando a morte vier  nos dar a liberdade total,não nos deixe sofrer, nos dê  alta  prioridade......
Qual a minha prioridade afinal,para que mesmo que eu quero  ser livre para fazer o quiser?
O que é mesmo a tal liberdade, seria  ela como uma bolha de sabão,bela e frágil, que  dificilmente pode  ser tocada?Ela é bela, mas para  que possa existir e mostrar sua beleza precisa de nosso sopro, da nossa vontade de lhe dar vida !
Bobamente passamos a vida correndo atrás das bolhas de sabão procurando pela liberdade,
para finalmente nos darmos conta de que ela é apenas relativa, a única liberdade que realmente possuímos está em nossos pensamentos, na nossa mente, está escondidinha dentro de nós!


M.H.P.M.
 
Helena Terrivel
Enviado por Helena Terrivel em 04/10/2013
Reeditado em 05/10/2013
Código do texto: T4510660
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.