Aleph, no cantinho onde ele gostava de sentar-se



A Companhia de um Velho Cão


Jamais compreenderei os motivos que fazem alguém adquirir um animal e depois abandoná-lo; pior ainda, não existem justificativas para quem, após anos e anos de convivência, abandona um animal porque este tornou-se idoso. Talvez sejam pessoas vaidosas, que envergonham-se de quando algum 'amigo' chega em suas casas e depara com um velho cão que nada representa em termos de "status". Quem sabe, estas pessoas também não hesitam em dar aos seus pais e avós o mesmo destino, só não os abandonando nas ruas porque poderiam ser presos e processados por isso, mas não deixam de colocá-los em instituições e esquecê-los para sempre.


idoso-feliz-com-cao.jpg


Um velho cão é a companhia ideal; já passou por aquela fase esfuziante de Demônio da Tasmânia, em que come, rói e destrói tudo o que se encontra em sua frente. Você pode sair e deixar o interior de sua casa aos seus cuidados, e quando voltar, tudo estará como você deixou - a não ser por alguns tufos de pelo aqui e ali. Um velho  cão olha para você enquanto você trabalha ou escreve, e permanece ao seu lado contemplando-o como se você fosse a pessoa mais admirável do mundo. Em seus olhos, estão a humildade, o carinho e o amor que nenhum ser humano será jamais capaz de dedicar-lhe.


Você pode levá-lo a passear e ter tempo de contemplar a paisagem, pois ele não o puxará pela rua como quando era jovem. Ele vai caminhar ao seu lado, parando quando você desejar, esperando pacientemente até que você tire uma fotografia e queira voltar a caminhar novamente.



Um cão mais velho exige poucas coisas: comida saudável, uma consulta esporádica ao veterinário, água fresca, passeios, um canto macio e quente para dormir e sua companhia. Em troca, ele lhe dará  fidelidade, amor, adoração, paciência, sabedoria (sim, pois um cão é muito sábio), e beleza;  em momentos, fazendo você comever-se às lágrimas, quando chega de repente enquanto você está ao computador e pousa a cabeça em seus joelhos, olhando-o com gratidão.


cao-idoso.jpg

Um velho cão gostará de ouvir música clássica com você, e dormirá ao seu lado no tapete do quarto a noite toda, sem fazer barulho. Porque somente um  cão idoso, com uma pequena ajuda de seu amigo veterinário,  será capaz de quebrar aquela velha regra que diz que "cães ficam do lado de fora da casa."  E quando ele entrar, pode ter certeza de que você nunca mais terá coragem de colocá-lo para dormir lá fora. Por ele, você deixará de viajar ou de ausentar-se por longas horas, e sem nenhum arrependimento por isso.

Dizem que o cão é o melhor amigo do homem. Concordo, e acrescento que um velho cão torna-se o melhor amigo, confidente, companheiro, professor, terapeuta e canal de passagem da luz divina até o homem. Acham que eu estou exagerando? Pois antes de dizê-lo, tenham um cão, e fiquem com ele até que envelheça.


A única coisa dolorida, é que quando o cão envelhece e conquista todos estes adjetivos, ele terá apenas mais um pouco de tempo ao seu lado. Portanto, desfrute-o.


senior-dog.jpg


Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 07/10/2013
Reeditado em 14/02/2018
Código do texto: T4514917
Classificação de conteúdo: seguro