Amor à Natureza

O respeito ao meio ambiente é argumento muito importante e, em qualquer momento nunca é demais enfatizar o seu valor para a sobrevivência e continuidade do desenvolvimento da espécie humana.Entretanto,as tragédias provocadas pela violação às leis da natureza são vistas todos os dias por toda parte e o que é feito em termos concretos a fim de evitar a completa extinção de diversos grupos de plantas e animais parece mínimo diante dos abusos cometidos contra os mesmos.

Sabemos que a natureza é pródiga em dar,mas também ávida em receber,por isso não podemos ignorar a sua força sem sofrermos sérias consequências.São inúmeros os exemplos negativos a demonstrar o desrespeito desenfreado do homem para com o meio:construções abusivas que deturpam as belezas de áreas naturais,em alguns casos provocando morte e destruição.Não é possível esquecer que por outro lado são numerosas as pessoas que se doam de corpo e alma na defesa desta causa ainda que concretamente muito precise ser feito.

Pessoalmente penso que o respeito ao meio ambiente esteja diretamente ligado ao respeito à própria humanidade.É possível buscar o progresso,o desenvolvimento dos recursos do meio em que vivemos sem ter que agredí-lo para isso.Considerando que tantas pessoas estão distantes deste objetivo e outras tantas manifestam-se cada vez mais pessimistas ou pior,indiferentes,poderia parecer desencorajador até o simples fato de tocar no tema.Todavia,continuo pensando que os dois objetivos caminham de mãos dadas,isto é, salvaguardar as belezas naturais é imprescindível para a continuidade da nossa espécie humana.Belezas que deveriam ser compreendídas na sua totalidade,com atitudes de maior gratidão pela dádiva recebída.Estamos no mundo mas ele não nos pertence.

Urge recordar que pequenos gestos no nosso dia a dia podem contribuir para um propósito bem mais amplo e complexo em termos de sustentabilidade. Desde pequenas em casa e nas escolas as crianças precisam praticar a coleta seletiva e não importa se muita gente ainda jogue o lixo de qualquer jeito na rua não se interessando minimamente em separá-lo.É o pensamento'se eu faço mas meu vizinho não faz, não servirá a nada que eu me sacrifique e continue fazendo...'-a causa de muitas renúncias. Não é simples mas bem que poderia ser se todos pensassem que moramos numa mesma 'casa' que para continuar existindo deve ser bem cuidada.

Somente quando todos compreendermos a importância de fazer a nossa parte poderá verdadeiramente existir um mundo melhor.É inútil e um desperdício de energia em todos os sentidos dar desculpas e pseudojustificativas para a falta de compromisso e interesse.É necessária uma maior conscientização a nível cultural e os meios de comunicação popular deveriam também se interessar sobre como focar mais a questão.Enquanto isto cada um de nós deve contribuir com um bom exemplo,servindo assim como estímulo para outros.Uma verdadeira reação em cadeia por um mundo melhor e mais bonito!

Bergilde
Enviado por Bergilde em 08/10/2013
Código do texto: T4516180
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.