ALGUNS DE MEUS EX-ALUNOS...
Como o tempo passa...Aliás o tempo só existe aqui para nós na Terra,neste planeta,já inflado de gente,poluição,guerras e quinquilharias no espaço! Fora da Terra não existe o tempo!!! Daí queria ir para o espaço,ultimamente...Talvez alguém que me lê e observa vá me ajudar a fazer isso.
O tempo passa, pois vejo que alguns de meus ex-alunos, hoje são professores universitários e se lembram de mim, com boa lembrança,jocosidade e alguma piedade...Naquele tempo já era proibido fumar em aula,mas eu fumava e ainda dizia que quem  fumasse até podia...Sempre fui avesso à tutelas e ordenamentos,na primária concepção anárquica! Os tempos mudaram!!! O fumante embora paga imposto,mas perdeu a cidadania também.Ninguém clama contra o CO2 de Sampa,uma das cidades mais poluídas do mundo,igual a China... Também já não voto- tudo na conformidade  da lei,pois,além dos 70 anos,esse “munus publicus” é dispensável. Prefiro mesmo não votar.Acho até que o voto devia ser facultativo...a todos!!Estamos cansados de tutelas de governos e leis idiotas,feitas por trabalhões,espertalhões e negociantes de espaço,cargo e votos,sequiosos de dinheiro sujo e poder inconseqüente.Acho até que a concepção de Montesquieu e filósofos tripartites de poder está hoje,completamente, defasada e inatual. Já “deu flores” essa concepção da revolução francesa.Mais ainda neste Pais chamado “Brasilis”(do Brasil- genitivo latino),na forma piramidal da Presidência até o último Prefeito de rincão desconhecido,até pelo Google e Discovery,essa estrutura, com quase 40 partidos não se sustenta mais!!
Estou fora do magistério,da UNICAMP,pois,no ano de 1992,quando faleceu minha mãe,em minha terra natal,disse à Vanda (secretária dos cursos)...Vanda querida: depois de mais de dez anos redija um requerimento,para não voltar...Estou pedindo exoneração!! Tinha pousado no dia anterior com minha mãe no hospital Amaral Carvalho e viajado por aqui para dar aulas à noite...foi aí que recebi a notícia do desenlace.Ainda à noite viajei de novo para me encontrar com minha mãe,sem vida...vocês sabem,no fundo do coração, o que representa uma mãe!!
Psicanalistas e Freud à parte, mãe é mãe. A única que lhe acolheu neste mundo,dando a primeira alimentação e carinho.
Dizia-me o que pode e o que não pode,assim por diante. Obviamente,na minha exoneração,ela não deu nenhuma opinião...Foi “motu proprio”.  Não me arrependo,embora o passado no magistério superior foi gratificante!!
Professor,infelizmente,neste País,anda levando bomba...mas não é aquela vetusta reprovação... É bomba de efeito moral e gás de pimenta...além dos baixos salários. Sequer são ouvidos quando se discute de seus destinos,como no Rio de Janeiro. É a Câmara Municipal é que entende do assunto e não essa “desqualificada” categoria...Bomba neles. Por outro,reconheço que muitos professores de hoje deveriam começar a estudar mais e se preparar,para esse mundo novo cuja exigência ultrapassa todos os mínimos limites exigíveis,para a sobrevivência dessa globalização.O mundo exige competência!! Baixos salários...também,alguns maus professores. É o principio da ação e reação,igual e contrária... Já não se faz aluno e professor como antigamente!! Hoje não se reprova aluno,pois é crime de “lesa pátria”,pois o “sistema” necessita de estatística para os órgãos internacionais,darem crédito e aplaudirem ou não...Aqui e agora,também,muitos professores de vários níveis mereceriam a vetusta bomba,digo,reprovação.  Há professor que deveria voltar às salas de aula para estudar e aprender.
Lembrando agora o inesquecível Chacrinha:”eu não vim para explicar mas confundir”...
Esse também seria o papel de professor,para o aluno pensar.
Hoje não se pensa mais...Abre-se uma maquininha eletrônica,digital,usa-se o celular incessantemente,há informação,”tablet”,”iphone”,só informação.Papo furado. Não há reflexão,nem erudição.Conhecimento,nem falar...Está tudo dominado!!!
ALGUNS DE MEUS EX ALUNOS....