Imoral ou Amoral?

Sabem porque este País não progride em comportamento ético e moral para com seu povo, apesar de todos os gritos nas ruas, manifestações contra a corrupção, o roubo, a hipocrisia, a ignorância e o egoísmo? Porque não somos um País imoral, mas sim, um País amoral. Diferente de conhecer a moral e agir com imoralidade na Política, na Saúde, na Educação, etc, nossos líderes simplesmente não conhecem o que é moral, porque não são dotados de moralidade. Amoralidade é característica de quem não tem opção de escolha em ser ou não ético, porque simplesmente a ética não existe.

Hoje levei minha mãe, uma senhora, à um hospital público. Chegamos às 13:00 horas e saímos as 21:00 horas. Motivo? O único ortopedista de um hospital inteiro, com áreas verdes enormes, muitos prédios, alas, salas, e uma manutenção extremamente cara, paga com o dinheiro do nosso bolso, teve que se ausentar para fazer uma cirurgia em outro hospital. (Segundo o que disseram, no entanto, quem pode provar?).

Chegou às 17:30, atendeu todos que não desistiram de esperar, com consultas que duravam em média 1 minuto, e zerou a espera mandando todos para o Raio X. Às 19:00 horas, antes que todos voltassem do Raio X, o médico foi embora. Idosos? Crianças? Pessoas com dor há horas? O que importa? Troca de turno! E mais uma vez, o que era para começar às 19:00 horas, chegou às 20:00 horas. Resultado: Analgésicos e Injeção de voltarem, só conseguida porque tive que ir buscar o pedido pessoalmente na sala de gesso, e levá-la para a sala de medicamentos, já que ninguém se habilitava em levar, nem os enfermeiros em ir buscar os procedimentos prescritos pelo médico.

Em uma das salas de espera do hospital, era bonito de se ver a Visão: " Prestar atendimento de qualidade, com ética e respeito....blábláblá". Mais parecia uma obra de arte colocada na parede, atestando o que o escritor Oscar Wilde já definira: “a arte não é moral nem imoral, mas amoral”! Portanto, o que parece ser imoral para nós, não o é! Não podemos tentar encontrar algo que não existe!