Vá tomar banho!

Por acaso você toma banho todos os dias? A maioria de nós faz isso não é mesmo? Afinal sabemos o quanto é importante mantermos nosso corpo livre das impurezas e do suor. Banho é muito necessário. Se você o deixa de lado, terá terríveis conseqüências como coceiras, urticárias e até piolhos. Esses bichinhos costumam passear pelas cabeças sujas e chupar o sangue dos sujinhos. Sabemos também que além das conseqüências físicas como doenças advindas da falta de higiene, as conseqüências sociais também serão sentidas. Quem, em sã consciência, quer ficar perto de alguém que não toma banho? O mau cheiro certamente será insuportável! Acho que todos concordam com a importância do banho para a saúde do corpo. No entanto, poucos sequer imaginam que nossas emoções também precisam de higiene diária. Nossa mente precisa de cuidados diários tal qual nosso corpo. Muitas sujeiras poderão acumular, se desprezarmos esses cuidados.

Na falta de banho o corpo sofrerá rápida deterioração devido aos ataques de pragas e bactérias. O mesmo processo ocorrerá com nossa mente, caso descuidemos de mantê-la asseada! Fungos e bactérias não agridem os pensamentos, mas a maldade, o stress, a ignorância, a falta de fé, o egoísmo, o ódio...enfim, uma infinidade de pragas contribuirão para a deteriorização da mente. As conseqüências serão sempre catastróficas. Saint Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe” escreveu que “o essencial é invisível aos olhos”. Entendamos assim que a sujeira das mentes não se pode enxergar. No entanto o estrago que causam são enormes. Uma pessoa com a mente suja certamente terá dificuldades de relacionamentos e seus caminhos seguirão rotas de colisão com a sociedade. Pelo menos com a sociedade organizada nos caminhos do bem. Uma mente em desordem detesta ordem ou pelo menos não entende o que isso significa.

Mesmo os mais limpinhos externamente podem carregar muita sujeira por dentro. Sujeira acumulada pela falta de banho diário. Banho de conhecimento, de estudos, de leitura, de reflexão...banho de fé! Da mesma forma que temos que parar nossas atividades diárias para tomar um bom banho com água e sabão, precisamos dar uma paradinha para refletir sobre nossos rumos. Nossos atropelos e tropeços. Um banho sem água ou sabão, mas de bom senso e reflexão. Pensar com inteligência sobre a finidade do ser e sua ligação com o Divino. Refletir sobre a importância do surgimento de um novo dia e agradecer o fato de poder presenciá-lo. Poder sentir o calor do sol de um novo dia, o frescor da brisa da manhã e o cantar dos pássaros. Neste banho diário caberá ainda agradecer por mais um dia de trabalho. Amar a segunda, a terça, a quarta, a quinta, a sexta feira. Afinal, você tem um emprego. Tem uma fonte de renda que lhe permite alimentar seus filhos ou até mesmo alimentar-se e pensar em constituir uma família um dia. Não amaldiçoe, nem por brincadeira seus dias de trabalho, ao contrário orgulhe-se deles. Celebre seu fim de semana como a um herói que cumpre a difícil missão de viver num sistema de capitalismo selvagem. Reúna a família. Leve-os para passear, tomar um sorvete ou simplesmente...converse bastante. Conte vantagens e ria das burradas cometidas durante a semana. Agindo assim, seu banho emocional estará sendo executado. Sua higiene mental lhe trará novas energias para cumprir seus objetivos na vida. Portanto, siga o meu conselho...vá tomar banho!

Donizete Romon – Jornalista e Palestrante

www.facebook.com.br/petecaeventos