A MINHA CACHORRA ESTÁ COM DEPRESSÃO.
Realmente,não sei o que fazer... A minha Teka –cachorra de mais ou menos seis meses está com depressão!!Tudo por causa de cachorra do vizinho que está no cio e todos os cachorros da rua estão na frente de minha casa e não dão sequer nenhuma atenção à Teka,que ainda nada entende de cio e outras coisas do mundo animal ou mesmo canil.
Chega a ser insuportável a convivência entre Teka e o mundo dos seus iguais,que perambulam pela rua,em busca de alguma aventura e até um prato de comida... O mundo cão é mesmo complicado.Há muitos cães boêmios,por aí. Não sei explicar,esse fato.
Teka late,late,corre para lá e para cá,em frente da minha casa e não é sequer correspondida pelos seus colegas boêmios e de “vida fácil”(?)...livres e,agora atraídos pela fêmea ao lado de minha casa.Tem macho que não acaba mais...todos livres e sem dono ou destino!!Que fazer ??
Não sei o que fazer. Sei que Teka é nova para entender esse tipo de comportamento canino,pois,sequer sabe o que é entrar no cio,pela pouca idade que tem.Mas tudo leva a crer que entende já o que é o sexo oposto.Vamos assim chamar.
Oposto isso,digo,posto isso tenho tido alguns problemas,pois,além de ficar demais cansada e inquieta com os vadios inquilinos da rua e também ignora a existência do necessário silêncio que se deve preservar na vida,entre os humanos e profanos.A Teka anda também com depressão.
Não sei se a levo ou não  ao veterinário ou fico esperando acabar o cio da cachorra do meu vizinho,ao lado,mas acho também que médico-veterinário ainda não tem curso de especialização em psicanálise canina,o suficiente,para resolver o problema da minha pequena e meu também.Recordo que Teka foi jogada de madrugada por alguém,na frente de minha casa após farta ninhada de autênticas vira-latas...É o que suponho.Fiquei com ela-um achado e perdido.Essa é a melhor “raça” brasileira de cães.Resiste a tudo.
 
Não posso dizer que a culpada é a cachorra da “minha vizinha”,pois,certamente,ela ficará ofendida pensando que estou me dirigindo essas mal traçadas linhas contra a sua pessoa e ou sou anti-feminista,ou  mal educado e mau vizinho.Não é o caso.
Desde que mundo é mundo, lembro agora quando estudei quatro anos de Latim e na gramática  daquela época,   anos atrás, havia uma figura canina da cidade de Pompéia,que há 97 anos a.C. foi engolida por lava do vulcão Vesúvio,no sul da Itália,pela madrugada,quando a população ainda dormia...A cidade na época tinha aproximadamente 20 mil habitantes.Não sei quantos cachorros,tinha em Pompéia,pois não há registro.Nessa placa estava escrito nessa relíquia trágica: “cave canis”,que traduzindo,significa “o cão ladra”...Este não  sei até hoje se “cave canis” era um “street dog”,ou seja,cachorro ou cachorra de rua,ou algum animal de “raça” que alguns hoje –mais abastados/exigentes- cultivam em suas casas,apartamentos e/ou mansardas...O Brasil é o segundo maior país em animais de estimação,os chamados “pets”,liderando em primeiro os Estados Unidos.Como sempre os EUA lideram sempre alguma estatística...até de “pets”,também faz guerra  sem autorização da ONU(sic).Tudo dentro de estatísticas,aliás,o que falta muito no Brasil,desde o descobrimento.
De qualquer forma, o cão de Pompéia,coitado,já era e ficou na história...Provavelmente, estava mais deprimido(a) que minha Teka,circunstancialmente...O “acordar” do Vesúvio foi barulhento,ensurdecedor e apavorante,seguindo-se a lava!!!
Passou para a história ,não se sabendo do sexo,nem se estava no cio!!Fêmea ou macho.”Street dog” ou não. “To be or not to be”.
Uma coisa é verdade:estava em perigo.”Mors est”.
Saiu da vida para entrar na história de Pompéia.
Durma com barulho desse...Vesúvio “nervoso” e fatal; cachorro latindo!!!
Assim caminha a história e a cachorrada!!!
A MINHA CACHORRA ESTÁ COM DEPRESSÃO