VOCE TEM A RESPOSTA?

Desde muito cedo eu ouvia minha avó Lucinda repetir um dito popular: “Criança que sabe fazer criança, não é mais criança!”

Enquanto não entendia o significado desse dito eu me sentia criança, quando passei a entender, deixei de sê-lo; no entanto a legislação brasileira continuou a enxergar-me como tal.

Devo confessar que por muitas e muitas vezes eu me fiz valer da lei para conseguir o que queria (seriam pensamentos delinquentes?). É possível...

Todos nós temos o nosso lado bom e o nosso lado ruim.

Todos nós somos capazes dos crimes mais hediondos, basta que tenhamos motivos para cometê-los.

Digo claramente que não tenho coragem de matar ninguém, mas quando assisto uma reportagem principalmente onde crianças são estupradas e mortas, é inevitável para mim. Penso em minhas netas. Meu coração se aperta e me vejo na situação das mães, das avós daquelas crianças. Nesses momentos agradeço a Deus por não ser eu a passar por aquilo e peço perdão pelos pensamentos que me passam pela mente. Chego a ter medo de mim mesma...

O que me consola é que EU SEI que não sou a única a se sentir assim ao passar por esse processo de empatia.

Vejo o Estatuto da Criança e do Adolescente... Acho sinceramente que já está mais do que na hora de desmembrar isso. Criança é criança. Adolescente é adolescente. Precisamos de um Estatuto da Criança e de outro para o Adolescente.

É quase bestial pensar que o adolescente de hoje é o mesmo de vinte anos atrás. O adolescente de hoje é muito, muito mais esperto do que se imagina; só quem convive com eles o sabe.

Nem sempre ser pai, mãe, advogado, juiz, policial, médico, dentista é o suficiente... Pergunte a um professor... Ah! Vocês vão se assustar!

Sei que muitos vão dizer que o Sistema não faz nada. Eu já acho que o Sistema faz o que pode fazer. Dá escolas, dá bolsas para se garantir a estadia na escola...

Se em número suficiente ou não, se de qualidade ou não, isso já é outro departamento, mesmo porque não envolve só o Sistema. E quando falo em Sistema não falo em Governo deste ou daquele partido. Mesmo porque no nosso país o problema se arrasta por vários governos de diversos partidos.

Fica então a pergunta... Você tem a resposta?