ALGO ALÉM

 
                 Pitanga. Uma árvore de folhas miúdas e madeira resistente. Antigamente usada para fazer bengalas e porretes. É claro que essa finalidade não faz parte da beleza contida no pé dessa árvore que se enfeita de flores brancas para serem amadas pelas abelhas e olhos que podem enxergá-las.
                Nessa primavera, parei para ver o movimento das abelhas sobre um pé de pitanga no quintal da casa de um turista próximo ao lago (Lake City) — os galhos saiam ansiosos por cima do muro como se quisessem saudar as pessoas — Não me contive e disse para mim: “não tem ninguém nessa casa, vou conversar com essa planta. “Com um pé de pitanga?”perguntou-me a razão. “Com este pé de pitanga!”Respondi convicto. Aproximei-me e, tocando-lhe, com cuidado e respeito, comecei: você é melhor do que eu! Disse-lhe em voz alta. Ela continuou imóvel numa surdez impenetrável. Prossegui: Deitarei sobre as suas folhas e galhos por muitos dias e experimentarei o odor suave de sua paz e, com certeza, terei um pouco de seu doce mistério. Quanto a mim, vinte e quatro horas depois de ter parado de respirar farão o possível para me enfiar rapidamente para dentro do chão... Veja as suas flores? Têm o perfume que atrai essas abelhas cheias de altivez para lhe polinizar... Mas você há de convir que por mais evolução que tenha tido durante os milênios, jamais poderia inventar um perfume que pudesse seduzir esses insetos... Acho que, em si mesma, no seu interior inalcançável, existe uma sabedoria que não é sua, vem de um amor, que foi gerado para lhe presentear. Esse amor não lhe pertence, mas age com inteligência para que você continue por todo o sempre alimentando abelhas e pássaros... Ao lado um carro embicou-se para entrar na garagem da casa. Sai pensando nas abelhas... Cabeça tão pequena e cheia do saber... (Jorge Lemos)
Livros: Mensagens Para Você e São Tomé das Letras e o Pacifista
Silva Lemos
Enviado por Silva Lemos em 19/10/2013
Reeditado em 22/11/2013
Código do texto: T4532398
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.