O MUNDO QUE EU VI

Após passar aproximadamente quinze dias ausente do meu querido e amado Brasil, senti saudades desse sol caliente e de muitas coisas mais que só essa terra tem.

A Europa é linda. Estive na Itália, na Suíça e na França. Foi muito prazeroso visitar a cidade do Vaticano. Fiquei emocionada ao ver in loco a sacada onde foi anunciado o habemus papam. A Capela Sistina com as belíssimas obras de arte de Michelangelo descrevendo a criação do mundo é algo divino. Em Roma fiquei encantada ao visitar o Coliseu, Fontana di trevi, a Piazza Navona , pontos turísticos, cartões postais da cidade e cenários de filmes e novelas.

A Piazza Navona é uma das grandes belezas de Roma. Nesse agradável espaço encontramos a linda Igreja Sant´Agnese, cafés, restaurantes, artistas comercializando seus trabalhos, grande números de turistas apreciando o lindo local que tem obelisco, palácios renascentistas como de Pamphile, sede da embaixada brasileira na Itália.

Ao visitar a célebre cidade de Pompéia destruída pelo vulcão Vesúvio me fez lembrar as aulas da professora Maria da Penha que tão bem descrevia esse episódio. Fotografei o Vesúvio, vulcão ativo com 1.281 metros de altura que fica em Nápoles. Ele não entre em erupção desde 1944, mas é o vulcão mais monitorado do mundo. Os cientistas acreditam que saberão quando ele estiver prestes a entrar novamente em atividade.

Passear nas gôndolas em Veneza, passando pelos canais sempre repletos de embarcações típicas, ao som de um tenor privativo entoado a ópera de Veneza é algo romântico e encantador. Florença, Verona e Milão são cidades cada uma com suas peculiaridades, com suas belezas e seus encantos.

Ver os Alpes suíços de teleférico se tem uma visão que enche os olhos. Espetáculo de grandiosa beleza. Na Suíça visitei Lucerna e Zurique. Lucerna é a porta de entrada da Suíça é cercada de montanhas, águas e belas paisagens verdes. Zurique é o centro financeiro da Suíça, tem sede de numerosos bancos, seguradoras e empresas de alta tecnologia.

Tive a felicidade de ver todas as belezas de Paris que conhecia apenas de filmes e cartões postais. Registrei esses momentos inesquecíveis na Torre Eiffel, no Arco do Triunfo, no Museu de Louvre, no Palácio de Versalhes, ChampysElysées, na Catedral de NotreDame.

O mundo que eu vi é lindo demais. Vale a pena conhecer lugares diferentes, ver nova cultura, novos costumes, uma vegetação diferente, uma gastronomia própria da região. Nós brasileiros temos muito que aprender lá fora. Principalmente em relação ao profissionalismo, lá o atendimento é rápido e eficiente, as cidades são limpas, o patrimônio histórico é divulgado e preservado. Mas, nós brasileiros, também temos muito que ensinar. A delicadeza, a presteza do nosso povo não encontrei pelos lugares onde andei. O brasileiro fala com o brilho nos olhos, com o sorriso nos lábios e tem o prazer de ensinar, de colaborar e prestar um favor.

Valeu a pena essa pequena viagem. Aprendi muito, mas como senti saudade desse calor brasileiro próprio de um país equatorial, saudade das roupas leves, da nossa gastronomia e do feijão com arroz que o só no Brasil tem.

Mais detalhes da viagem no blog www.mariadilmapontedebrito.blogspot.com

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 21/10/2013
Código do texto: T4535815
Classificação de conteúdo: seguro