LAS VEGAS, UM OÁSIS DE LUXO E RIQUEZA NO MEIO DO DESERTO

Por Mathias Gonzalez

Se você pensa que Las Vegas é só cassinos e jogos de azar, enganou-se. Las Vegas é mais do que isso. Essa cidade localizada no estado norte-americano de Nevada, e a apenas 195 quilômetros de uma das dez maravilhas do mundo natural, o Grand Canyon, o qual pode ser incluso em sua visita, está cheia de surpresas, diversão e arte da melhor qualidade. Mas, seja como for, prepare-se para fazer ao menos uma aposta. Você não sairá da cidade sem fazer isso. É simplesmente irresistível. Já lhe direi o porquê.

Ao desembarcar no Aeroporto Internacional MCarran, você será recepcionado por centenas de máquinas caça-níqueis, coloridas e sonoras, convidando a todos para fazerem apostas. Coisa pouca. Comece com um dólar apenas. Basta você chegar com uma nota verdinha na mão e a máquina ao sentir o cheiro dela, engole-a na hora, com uma voracidade que nunca vi. Elas têm um apetite incontrolável por dólares. Se você apostar e tiver sorte de ganhar, vai continuar gastando tudo o que ganhou até descobrir que perdeu o dobro da aposta inicial. Welcome!! Isso é Las Vegas.

Las Vegas é famosa por seus cassinos onde se encontram hotéis de alto padrão, casas de shows, teatros magníficos e luxuosos não deixando nada a desejar quando comparados com os imensos teatros da Europa e outras cidades dos Estados Unidos como os de Nova Iorque ou Los Angeles. Na Las Vegas Boulevard, mais conhecida como Strip, se encontram os cassinos mais imponentes do mundo como o Bellagio, Caesars Palace, Excalibur, Luxor, Mandalay Bay, MGM Grand, Monte Carlo, New York, New York, Paris, Stratosphere (onde fica uma torre com 400 metros de altura), The Venetian, Treasure Island, entre muitos outros.

Parece uma cidade de maquete, quase impossível de se acreditar que tudo o que se vê é de fato verdadeiro e não de isopor ou papelão como numa cidade cenográfica. Não é. Tudo é feito de concreto, aço e madeira. Nada é falso, além da aparência.

Você poderá ver uma réplica em tamanho menor de monumentos e locais famosos na cidade. A Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade, a Pirâmide de Giséh, a Praça San Marcos de Veneza, O Empire States Bulding além de castelos como se saídos direto de reino encantado de Alice no País das Maravilhas.

As monumentais construções encantam vistas de fora, mas por dentro causam ainda maior assombro. É absolutamente inimaginável o que você encontrará no interior dos hotéis, cassinos e shoppings. Você se sentirá como se estivesse em um sonho. O sonho mais melomaníaco de pompa, riqueza, beleza e grandiosidade que um ser humano pode conceber. Ali você verá gente de todas as partes do mundo, vestidas das mais diferentes formas, carregando bolsas, sacolas, malas, crianças no colo (sim, é isso mesmo – bebês de colo convivem com esse ambiente de luxúria e perdição em Las Vegas) basta que os pais os levem. Dizem que é proibido crianças perto de máquinas de jogo, mas parece que a única coisa que não fazem é jogar, mas ficar perto delas e sentar nas cadeiras ao lado dos pais, eu vi isso. E tem mais, todo mundo pode fotografar e filmar o que quiser. Bem diferente dos mal humorados e metidos Cassinos de Argentinos que proíbem até entrar com uma máquina fotográfica. “Para proteger a identidade dos frequentadores”, dizem eles. Juro solenemente que jamais colocarei meus pés em um cassino de “los hermanitos”. Em uma coisa apenas aqueles se igualam: o cheiro insuportável de cigarro e charuto que exala dos ambiente. Você sai de lá impregnado, cabelo, roupas e alma.

Outra coisa que me causou fascínio em Las Vegas foi a informalidade das pessoas e dos ambientes. Desde os mais simples aos mais sofisticados, não há ninguém na entrada perguntando quem é você ou o que vai fazer lá dentro. Você simplesmente empurra a porta (ou nem isso, pois muitas são automáticas) e pode fuçar tudo lá dentro, desde hotéis, parques de diversão, lojas, restaurantes, piscinas e tudo mais. Não há uma única placa restringindo o acesso a ninguém. Você pode entrar descalço, de bermuda, de chinelo, com roupas rasgadas ou seja lá do jeito que estiver, sem que ninguém torça o nariz ou olhe com indiscrição. Todos são bem idos a Las Vegas!

O sistema de transporte da cidade é curioso. Não existem muitos ônibus coletivos. Saindo dos hotéis você tem no máximo três opções: micro ônibus do hotel onde você ficar hospedado, táxi (opção mais fácil mas prepare-se para pagar sempre 10% a mais de gorgeta ou farão cara feia) ou a pé. Se quiser andar a pé, prepare um bom tênis ou outro calçado confortável pois a cidade parece ter tudo perto de você mas é engano. As quadras são quilométricas. Até os hotéis são gigantescos e possuem várias entradas.

Existe um sistema de trem aéreo (em trilhos no alto) que circulam na área dos principais cassinos ao preço de 12 dólares por dia. São silenciosos, limpíssimos e confortáveis. O único problema é que circula por toda a cidade. Por outro lado, estando na Strip, rua principal, você poderá andar por escadas rolantes que existem a céu aberto em quase todos os hotéis e cassinos. A acessibilidade é um item respeitadíssimo na cidade.

Las Vegas oferece a oportunidade para você assistir os melhores shows do planeta. Desde o fabuloso Cirque Du Soleil, que tem uma base fixa no insuperável cassino Bellagio, parques de diversão com direito a montanha russa, parques aquáticos até os incomparáveis mágicos David Coperfield e Criss Angel. Se tiver tempo e dinheiro poderá curtir shows dos seus astros prediletos do passado ou do presente como Elton John, Celine Dion a Michael Bublé. Bandas do mundo inteiro se apresentam anualmente em Las Vegas. Se existir algum show que você tenha dificuldade de encontrar ingresso por preços razoáveis, não se preocupe, vá a Las Vegas.

Os cassinos disputam em espetáculos gratuitos que vão desde shows pirotécnicos simulando vulcões, fontes de águas, chuva com trovoadas e relâmpagos, peças teatrais em barcos gigantescos até mesmo a espetáculos de dança e circenses. Tudo para entreter os visitantes e empurrá-los para perto das máquinas caça-níqueis. Basta um minuto lá dentro para você ser tentado a apostar mais um dólar na ilusão que possa ficar rico. Não vai ficar, mas estará se divertindo. O preço a pagar é inferior à diversão gratuita que proporcionam, tenha certeza.

Restaurantes do mundo inteiro podem ser encontrados na cidade, até a famosa churrascaria brasileira. Portanto, de fome você não vai morrer em Las Vegas. E para sua surpresa: come-se bem e paga-se pouco. É uma das mais baratas cidades dos estados Unidos. E você ainda pode comprar muitos produtos de marca (roupas, bolsas, calçados e acessórios) das melhores grifes do mundo nos outlets da zona norte ou da zona sul da cidade.

E quanto ao povo? Não há do que reclamar. Além de serem quase todos nativos bilíngues, falando o inglês e o espanhol, são alegres, cativantes e pouco arrogantes, como é a média do povo americano. Parece que eles foram domesticados pelos latinos e se portam como um deles nos aspectos de camaradagem. Conversam alegremente com todos, são solícitos e cordatos.

Tendo tempo e uma graninha extra, sugiro que não deixe de fazer o passeio a uma das dez maravilhas do mundo natural, o Grande Canyon, que fica pertinho da cidade e pode ser alcançado de helicóptero em uma hora e meia. O passeio vale por toda a viagem. O lugar é magnífico. São cenários de cinema.

O mais assombroso é que no meio do deserto, num lugar onde chove apenas 100 mm de chuva por ano, construíram um verdadeiro oásis de prosperidade, luxo e riqueza. O Brasilo poderia copiar este bom exemplo e construir sua Las Vergas ou Las Pregas (com perdão do trocadilho) no agreste nordestino. Milhões de pessoas teriam empregos e viveriam em melhores condições do que vivem atualmente. Infelizmente, muitos dos nossos políticos só sabem pedir dinheiro para construir barragens e açudes que nunca constroem e vão para Las Vegas gastar o dinheiro roubado do povo.

Finalmente, Las Vegas será sempre uma grande surpresa para quem retornar lá, pois, pelo visto as obras não param. Estão construindo a réplica do “London Eye” (roda gigantesca que fica às margens do Rio Tâmisa na capital Britânica) bem como outros cassinos com maior requinte e sofisticação. Pretendo um dia voltar lá com mais tempo e desta vez não irei apenas ver os outros jogarem, vou apostar tudo o que puder, ou melhor, o que sobrar depois que pagar para assistir a todos os shows e espetáculos... espero sinceramente que não sobre nada.

VEJA FOTOS E VÍDEOS DA VIAGEM - APROVEITE O PASSEIO:

https://picasaweb.google.com/100841491686874422526/BEMVINDOALASVEGASACAPITALMUNDIALDOSCASSINOSESHOWS - FOTOS

1. VOANDO EM LAS VEGAS

http://www.youtube.com/watch?v=Itnzo8iOTgA

2. SHOW DE ELTON JONH

http://www.youtube.com/watch?v=dqNybjAV9ck

3. SHOW DA DANÇA DAS ÁGUA NO HOTEL CASINO BELLAGIO

http://www.youtube.com/watch?v=XyirtfmR4rw

4. DESPENCANDO DE 300 METROS DE ALTURA NA TORRE DE LAS VEGAS

http://www.youtube.com/watch?v=HYTci26EyWc

5. SOBREVOANDO O GRAND CANYON - NEVADA - EUA

http://www.youtube.com/watch?v=dWh3jJuPgyw

(*) Mathias Gonzalez é psicólogo e escritor.

www.somenteparamulheres.com.br/antigas