Suplementos palavréticos

 
                                          

 
                             Hoje é dia de comemorar, de  dar e receber abraços dos amigos e amigas. Afinal, como o leitor pode notar, este é o meu texto de número 700. Gostamos de números redondos e, convenhamos, setecentos tem seu charme, além do mais sete é um número mágico, místico.  De início, pensei num texto esmerado, feito com todo cuidado. No entanto, a emoção prevaleceu e esse cuidado todo foi por água abaixo. Pensei também em citar todos os amigos e amigas recantistas. Para evitar qualquer esquecimento, lembrei-me de um negro humilde, pouco conhecido e que foi exemplo para todos nós. Através de Hamilton Naki, tão pouco lembrado e ainda tão ignorado,  estou homenageando toda a turma do Recanto das Letras.
                                               Nos tempos do apartheid, Naki foi admitido na Universidade do Cabo como jardineiro. Não podia ficar entre os brancos da Universidade. Um professor de medicina, determinado dia precisou do auxílio do Naki para operar uma girafa. Desta ajuda, os médicos ficaram sabendo da incrível habilidade demonstrada por Naki, com isso passou a ser ajudante de cirurgia de animais. O fantástico é que este negro participou, pelos seus méritos, do primeiro transplante realizado pelo Dr.Christiaan Barnard . Na foto histórica deste transplante ele aparece identificado como jardineiro. Tinha tanto talento, mesmo sem estudos, que o deixaram operar e dar aulas.  
                                               Homens deste quilate é que me fazem não descrer totalmente da humanidade.  Naki jamais se queixou da vida e morreu aposentado como jardineiro, com pequeno salário.
                                               Foi um exemplo de resiliência. Um termo da física e que a psicologia de hoje vem usando muito. Aquele que resiste às trombadas da vida. E não só isso, consegue “dar a volta por cima” e não perde jamais a sua autoestima.
                                               Agora posso dizer o porquê homenageio os recantistas. Como lavradores da palavra, com seus poemas, seus pensamentos, suas crônicas e seus contos, vão superando seus fantasmas, suas crises. E como é comum eu ler de um recantista para outro recantista - “Poxa, seu texto me deu uma “pala”, ganhei o dia. Por isso, assim como existem os suplementos vitamínicos que melhoram nossa condição de saúde, aumentam nossa imunidade à doença, inventei o título “suplementos palavréticos” (palavra que não existe) para dar uma ideia do que nós todos do Recanto tentatamos  fazer diariamente.
                                               Afinal, como disse certa vez Moacyr Scliar,  o ser humano  pode ou não melhorar?


           Nota:  Estava me esforçando para não ficar tanto tempo fora do Recanto, mas, infelizmente, não será mesmo possível. Por isso, me adianto e desejo boas festas e um feliz ano novo para toda essa minha gente querida. Em janeiro, com certeza, estarei por aqui com minhas forças renovadas.
Gilberto