Vou  só!

Tarde de domingo.Família reunida.
-Filhos, este ano não vou passar Natal e nem Ano Novo com vocês. Vou viajar sozinha. Já aluguei uma casa numa praia isolada. Lá não tem telefone, internet e nem pega celular, e tem mais não vou dar o endereço para vocês, por que não quero ninguém no meu pé,me procurando, nem indo atrás de mim. Quero ficar sozinha este ano, quero ficar totalmente só, entenderam???????
Silêncio. Surpresa, a “grita” foi geral,falavam todos ao mesmo tempo:
-Mãe , a senhora está brincando,enlouqueceu.Por que isso agora?
-Não estou brincando, resolvi fazer isso e vou fazer, quer vocês queiram ou não.
-Como?Não pensou na gente?
-Pensei , mas isso não muda nada!
-Vocês tem sua família, passem com ela.
-Não é possível se insistir nisso vamos te internar, a senhora ficou louca!
-Gente eu tenho direito de fazer da minha vida o que quiser, afinal na minha idade posso fazer o que bem entender. Não tenho que arrastar ninguém atrás de mim, ninguém que dependa de mim, sou livre, não é?Moro sozinha, cuido da minha vida sozinha, por que não posso viajar sozinha se ando para todo lado sem ninguém?
-Livre é mesmo, mas isso já é demais!A senhora tem certeza que quer fazer isso?
-Tenho!É tudo que eu quero, já estou cansada de tantos Natais e finais de ano, chega,já saturou ficar esperando a meia noite para ver alguns fogos , abraçar todo mundo até quem não gosto e desejar feliz ano novo!Depois tem mais, temos o ano todo para ficarmos juntos,afinal  são só sete dias destas  festas,não tenho mais “saco” para isso!
Depois de muita discussão, muitos argumentos contra tal viagem, chegaram a uma conclusão e entregaram os “pontos”:
- Tudo bem então se é o quer paciência . Mas como vamos saber se está tudo bem com a senhora?
-Não vão saber, esqueçam que eu existo pelo menos por uma semana.Não se preocupem , noticia ruim chega depressa.
- A gente vai ficar triste, sentir sua falta, pela primeira vez na vida vamos passar separados, mas se é sua vontade  tudo bem não podemos fazer nada,teimosa como é não vai voltar atrás.
Ela sorrindo suspirou de alivio!
-Ainda bem que entenderam, vai dar tudo certo, vocês vão ver, de longe vou abraçar  e dar beijinhos em vocês todos.
Depois que eles saíram um pouco tristes e discutindo sua decisão, ela sentou no sofá e começou a soluçar, chorava um choro doido. Sentada ao meu lado ela segurava minha mão  com força buscando um apoio para que não desabasse de vez.
Com idade avançada, sabia que a morte se avizinhava rapidamente, e  que no próximo ano não mais estaria junto a sua família nas festas de final de ano.
Só então me perguntou:
-Diga minha amiga, você sabe tudo que se passa comigo e do meu estado de saúde,será que estou errada?Eu penso que eles sofrerão um pouco agora,mas depois agradecerão essa separação.
-Você já pensou que está agindo errado, você pode aproveitar  e comemorar ao menos o Natal em companhia deles.
-Não, não quero, seria egoísmo de minha parte, minha ausência será menos sentida nas festas futuras quando eu me for,afinal não será a primeira vez que eu não estarei presente no Natal e Ano Novo!Eles terão que se acostumar com minha ausência.
-Não sei se  você está certa...
-Acredite que estou.Tenho certeza que meus filhos passarão as festas reunidos, o amor e  o espírito de união familiar que lhes transmiti  falará mais alto.A união deles é o que importa.
-Tudo bem você é quem sabe o que é certo para você e para eles,prefiro não dar opinião mesmo por que não sei o que faria se estivesse no seu lugar.
Conversamos mais um pouco sobre outros assuntos depois que ela se acalmou, saí de sua casa deixando minha amiga com seus pensamentos.
Voltei para casa pensando na atitude que ela tomou, tentando avaliar os prós e os contras, não cheguei a nenhuma conclusão. Se eu estivesse em seu lugar o que faria?Será que teria coragem de agir como ela???...


M.H.P.M.

 
Helena Terrivel
Enviado por Helena Terrivel em 25/10/2013
Reeditado em 25/10/2013
Código do texto: T4541848
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.