FECHOU O TEMPO

Vicentina dos Santos Vasques Xavier

Assistindo a um noticiário ouvi a expressão “fechou o tempo, o céu ficou escuro e as pessoas correram para suas casas em busca de abrigo”. A reportagem dizia que a maioria das pessoas fica com medo e procura proteção ante a uma tempestade, embora nem sempre céu escuro traga ventos fortes que provoquem acidentes, - pode ser apenas uma forte chuva.

E lembrei-me da minha infância quando morava em fazendas com meus pais e presenciava céu preto como breu, como dizia meu pai, e forte chuva urrando por sobre os morros ao redor de nossa choupana no Santa Cruz.

Impressionante era que não tínhamos medo desse fechou o tempo, dessa chuva forte, interpretada por muitos como tempestade – meu pai dizia que a chuva seria boa para o milho, a mandioca e o feijão, sempre plantados para a nossa subsistência. Dizia ele que a chuva forte era a bondade de Deus sendo derramada por sobre a terra, e cairia seria para molhar os campos, fazer crescer o pasto que alimentaria os nossos animais.

Meu pai dizia fechou o tempo e corria para lascar lenha e apanhar gravetos para acender o fogo na manhã seguinte, já que a chuva molharia tudo ao derredor. Se fosse ao anoitecer já corria, apartava os bezerros das vacas e encerrava no piquete. Aproveitava a ida ao galpão e de lá trazia em uma grande peneira de taquara o milho que seria debulhado ao redor do fogão para alimentar as galinhas no outro dia bem cedinho.

E assim a grossa chuva vinha urrando, atravessando as árvores do cerrado e chegava ao nosso telhado de capim que exalava um cheiro de erva seca sendo molhada depois de muitos dias de sequidão. Caía no capim seco e escorria pelas paredes de taquara rebocadas com barro e um pouco de esterco colhidos do simples curral em frente a nossa casa. Lembro-me de que muitas vezes recolhemos granizos para brincar, maravilhadas com o gelo que até então não conhecíamos, pois não tínhamos geladeira e nem luz elétrica em nossa casa.

Depois desses dias já passados, tenho ouvido muitas vezes a expressão fechou o tempo, mas parece-me que com outro significado. Hoje quando ouço fechou o tempo é sempre em um contexto de dificuldade, conflito, briga ou em alguma situação desconfortável.

Aprendi com meu pai outro sentido para fechou o tempo, já que para ele isto representava um tempo de oportunidades, de benesses, de benevolência da parte de Deus para com Seus filhos. Ocasião para nascer e crescer o que se tem plantado - tempo de colher o que se plantou.

Assim, amados, desejo que quando o tempo fechar sobre você seja a hora da oportunidade – quem sabe? – de preparar a lenha para o fogo do seu entusiasmo e de aproveitar a água límpida da chuva para lavar a sua alma.

Vicentina Vasques
Enviado por Vicentina Vasques em 27/10/2013
Código do texto: T4544221
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.