Sorrisos!

branco colagem sorrisos
Imagem da Web

Qualquer semelhança não é mera coincidência.
Cada época tem suas tendências. Ciclo disto e daquilo alternam-se ao longo da história da humanidade. O ciclo do conhecimento, da nonotecnologia está em ampla ascenção... E, quanto mais evolui a ciência e se tem acesso aos seus benefícios, maior sua influência na vida das pessoas.
A medicina evolui a passos largos, no que se refere a estética e beleza então, os avanços são incríveis... 

Na saúde bucal, a evolução não fica a dever um tostão... Se tais avanços tivessem oportunizado ao Brasil, a superação da fama do 'país dos desdentados', que bom seria! Afinal, um sorriso faz bem a todos e todas... compreendido como uma das primeiras formas de expressão de acolhimento ao outro, além de emoldurar a face daquele que ri com simpatia e afeto, um sorriso quebra o gelo em muitas situações... 
 
Obviamente, respeitando as diferentes culturas, temos uma trajetória desde a necessária prótese, à febre dos tratamentos ortodônticos dos dias atuais. Sem a mínima pretensão de questionar a cientificidade dos tratamentos, apenas para não cair em modismos, sem ao menos pensar em outras questões aí implícitas e, para não esquecer, ouso apontar que até bem pouco tempo, tais aparelhos denunciavam a classe social de origem do portador. 

Atualmente, penso que esse princípio, aqui no sul ao menos, está quase superado considerando a melhoria na qualidade de vida das pessoas e da democratização do acesso.
O que chama a atenção hoje é o "SORRISO IDÊNTICO" da maioria da população mais abastada. Sorriso branco, dentes uniformes, todos na mesma tonalidade e desing similar...
daqui a pouco alguns ditos populares necessitarão ser ressignificados, é o caso do 'ficou com o sorriso amarelo'...

Que sorriso amarelo que nada!
Hoje a ordem é todos os sorrisos absurdamente claros...
Branqueamento da raça!!! Não! Isso foi no século passado!
Hoje a ordem é 'Clareamento'!
Homogeinização do sorriso!!!
Uniformização da expressão facial!!!
É claro que todo sorriso melhorado pode vir-a-ser um belo sorriso...


A questão é mais abrangente... quais são os objetivos da indústria farmacológica, do merchandising da novela...  qual o real comprometimento dos profissionais da saúde com a saúde preventiva, com o tratamento profilático e a realização de uma saúde pública de qualidade? Qual a função social destas profissões? Que responsabilidade social é essa? É, talvez daqui a certo tempo tenhamos que implantar um programa 'Mais Odontólogos'...

Muitas dúvidas, algumas certezas...   
Homogeinizou-se a expressão facial.
O ser humano uniformizou-se num sorriso brancura total... ao refletir a respeito, esboça-se um sorriso até meio sem graça, ao nos darmos conta do quanto é possível e simples uniformizar-se também pensamentos, formatar seres humanos dentro de padrões e interesses previamente pensados...
Oxalá a busca incessante pela perfeição não nos faça esquecer o valor de um sorriso, a função dos dentes, o carinho de uma mordidinha... quiçá o calor de um beijo ou a liberdade da boca expressar o livre pensar...



 
Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 05/11/2013
Reeditado em 06/11/2013
Código do texto: T4558383
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.