LÁGRIMAS DE OURO (EC)

Fui buscar no lirismo de Meriam Lázaro uma visão poética   para “lágrimas de ouro”, diz ela: “ quem chora lágrimas de ouro é o sol por não poder passar a noite com a lua”

Para o sol chorar lágrimas de ouro, os seus raios dourados permitem criar na imaginação tal fantasia. Mas para um pobre mortal... se for pelo lado da ganância pode acontecer com ele o que aconteceu com o  Rei Midas, mito que a Antiguidade Clássica registrou , lançando luz sobre  ganância humana.

A História revela que Midas  herdou de seu pai, o camponês Górdio o reino da Frígia. Certa vez  os seus súditos encontraram um velho bêbado perambulando em um dos caminhos do reino e o levaram até Midas, que o reconheceu, cuidou e o levou até Baco, pois se tratava do pai adotivo deste. Então, o deus do vinho ficou muito reconhecido e concedeu um pedido a Midas. Este, sem pensar muito, pediu o dom de transformar em ouro o que por ele fosse tocado.  Pedido concedido, saiu Midas transformando em ouro tudo o que tocava. ... E aqui,  eu deixo por conta de Tales Pinto, que assim registrou o ocorrido: Ao chegar a sua casa, Midas ordenou aos criados que servissem a ele um banquete. Ao tocar no pão, este foi transformado em ouro. Ao pegar a taça de vinho e tocar com seus lábios na bebida, esta se transformou em ouro líquido. Midas ficou desesperado ao perceber que jamais poderia se alimentar novamente. Sua filha, Phoebe, vendo seu desespero tentou socorrê-lo e, ao tocá-lo, transformou-se em uma estátua de ouro.

Mais desesperado ainda Midas orou a Baco, pedindo que este o livrasse daquilo que, na verdade, era uma maldição. Baco consentiu e disse a Midas que deveria se banhar na fonte do rio Pactolo para que pudesse se lavar do castigo. Ao se lavar, Midas passou às águas do rio o poder de tudo transformar em ouro, sendo que a areia do Pactolo se tornou dourada.

Assim, acabou a história, que  entrou pela perna do pinto, saiu pela perna do pato e o senhor rei mandou dizer que contasse mais quatro.
                       **********************************
(Este texto faz parte do Exercício Criativo  (EC) sob o título “Lágrimas de Ouro”. Outros textos são encontrados explorando o mesmo tema neste link: http://encantodasletras.50webs.com/lagrimasdeouro.htm)
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 11/11/2013
Código do texto: T4565932
Classificação de conteúdo: seguro