QUALQUER MULHER QUE MENSTRUE - UM ALERTA

COM CARINHO, DE CORAÇÃO, UM ALERTA À TODAS AS MULHERES QUE, COMO EU, ACREDITAVAM QUE SENTIR CÓLICA É NATURAL DE QUEM MENSTRUA, QUE ENDOMETRIOSE É COISA DE MULHER QUE TEM DIFICULDADE PARA ENGRAVIDAR E QUE (infelizmente) DESCONHECEM OS FATORES 'DOR CRÔNICA' E 'MUTILAÇÕES CONTINUAS'.

Esse texto é o primeiro de uma sequência sobre uma doença dita incurável, que pode acontecer com QUALQUER MULHER QUE MENSTRUE e que assola mais de dez mil mulheres por esses dias, entre elas eu, portadora há oito meses, desde o diagnóstico e a primeira cirurgia. O texto à seguir foi escrito como um breve relato de apresentação para entrada no GAPENDI - Grupo de Apoio às Portadoras de Endometriose e Infertilidade

'MINHA APRESENTAÇÃO ... Olá à TODAS VOCÊS meninas guerreiras do GAPENDI, eu sou de Campo Grande, MS. E como ainda não me apresentei, mas vivo por aqui na nossa página lendo e tentando entender essa doença, peço licença para contar um pouquinho da minha história com a endo. Diferente da maioria dos relatos, e só soube que era portadora de endometriose nas vésperas da cirurgia. Não eu nunca tive dificuldade para engravidar, tenho filhos lindos de 20 e 12 anos. Claro que senti muita cólica, desde o nascimento do meu primeiro filho, antes não, nunca. A cólica foi o motivo que me levou a usar o implante subcutâneo implanon, já pela segunda vez. Sou Nutricionista, então alimentação saudável, atividade física regular, exames periódicos no ginecologista etc, sempre fizeram parte da minha rotina. O que me levou ao gastro foi o fato da minha barriga ficar enorme sem motivo aparente, mesmo consumindo boa quantidade de fibras, tomando muita água...senti que algo não ia bem e busquei ajuda no melhor gastroenterologista (ele também é proctologista) que conheço e que me deu a oportunidade do primeiro trabalho depois que saí da faculdade, há 7 anos atrás, Antônio Carlos de Azevedo Perez. E foi com ele, o gastro que descobri a endometriose (primeiro exame de cara já foi a temida colonoscopia, depois confirmação por RM-ressonância magnetica) como a causadora do meu problema. Não conhecia ninguém que havia tido a doença, não procurei informação porque nem havia tempo para me acostumar, descabelar, nem nada, era cirurgia e pronto. Estava de viagem marcada para Porto Seguro e fui assim mesmo, na volta a cirurgia. Obstrução parcial no cólon sigmoide, uma mini cesariana e mais 3 pequenos cortes da vídeo, 20 cm do intestino retirado e grampeado com titânio, focos no apêndice e útero cauterizados durante a cirurgia. Tomo ALLURENE há 4 meses e meio tenho feito todos os exames e cuidados recomendados...Mas, os sintomas, as descobertas e esse período pós cirurgia ficam para o próximo relato. Fico feliz por fazer parte deste grupo, que é para onde corro toda vez que a coisa aperta por aqui. Mil bjs :)'.

* HOMENS, alertem suas mulheres (seja ela sua namorada, esposa, filha, mãe, amiga...), sentir cólica incapacitante não é normal NÃO.

**O próximo texto fala sobre as centenas de relatos que tenho acompanhado, de mulheres de 20, 30, 40 anos que assim, 'num click', 'do dia para noite' ou seja lá que outro nome essa brevidade tenha, descobriram que iam para o centro cirúrgico fazer uma cirurgia que os médicos classificam como de grande porte, para retirada de um ou mais órgãos ou partes deles.

Donna Gê
Enviado por Donna Gê em 12/11/2013
Reeditado em 12/11/2013
Código do texto: T4567677
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.