A Carteira e o Canteiro

Sou felizarda por ter uma carteira. A minha se chama Suzete e ela é extremamente zelosa com a minha correspondência e sempre que entrega uma encomenda especial ela toca a campainha e entrega pessoalmente. E sempre sorrindo! Mesmo pedalando na sua bike por todo bairro do Itaum que fica na Zona Sul de Joinville. 

Na última sexta-feira, a carteira parou na frente de casa e me chamou enquanto eu exterminava os matinhos do meu canteiro manualmente. Veneno não! Nunca!  

- Bom dia Dona Patricia! Como vai? 
- Tudo bem Suzete! Na certa trouxe algumas contas pra eu pagar, não é mesmo?
Dei uma risadinha discreta e ela:
- Com certeza! Tem um pouco de gente com saudades de ti! 

Aproximei do muro e peguei a correspondência enquanto a  carteira olhava para o meu canteiro. Acertei em cheio: CONTAS! Conta do meu cartão de crédito e da Tim, sem contar a GVT. Fazer o quê. Confesso que sou um pouco consumista mas, quem não é? 

A carteira parecia estar admirando a minha pequena obra. O meu jardineiro havia cortado a sua mão direita e a tarefa sobrou pra mim. Achei que tinha feito um serviço meia boca mas, minha aluna, cuja mãe é paisagista renomada aqui em Joinville, me elogiou muito pelo canteiro que tem um pé de camélia no centro e é cercado por marias sem vergonhas de várias cores. Senti a franqueza na voz dela e também no seu olhar. Agora, era a vez da carteira fazer a sua crítica.

- Fez um belo trabalho Dona Patricia. Está de parabéns!
- É, também tô achando que me saí bem apesar de não entender muito sobre jardinagem. 
- Pena que o matinho dá um trabalho danado.
- Nem me diga Suzete! Acabei de arrancar os matinhos agora. Até que não tinha muito mas, se deixar, logo tomam conta das marias sem vergonhas. O jeito é catar o matinho uma ou duas vezes por semana se não acaba engolindo o canteiro todo!
- É incrível como o mato cresce mais rápido do que as plantas ornamentais, não é?

Olhei para o meu canteirinho e pensei comigo mesma: Verdade. O mato cresce bem mais rápido do que as plantas bonitas.

-Que nem na vida né? Se a gente bobear, tanta coisa ruim nos cerca, a maldade querendo nos derrubar, engolir ... Precisamos fazer uma faxina ao nosso redor, sem mencionar a limpeza interna, espiritual do nosso corpo se não, ficamos infestado de picuinhas, coisinhas nojentas tão desnecessárias. Como podemos ter um jardim bonito se não damos jeito no mato?
- É isso mesmo Dona Patricia. Precisamos ficar de olho e sempre mãos a obra! Vou indo! Um bom dia pra senhora.
- Deixa a senhora de lado, tá bom Suzete?
- Tá bom Patricia. Bom fim de semana!
- Pra você também Suzete!

E lá vai a Suzete pedalando ...
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 17/11/2013
Reeditado em 17/11/2013
Código do texto: T4574277
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.