FORTALEZA

FORTALEZA

Fortaleza, cidade eterna, terna.

Se Roma é a “Cidade Eterna”, Fortaleza é a cidade que se eterniza.

Nesses seus 281 anos, Fortaleza é a cidade de ontem, hoje e sempre.

Fortaleza eterniza-se nos seus apelidos: “Cidade Luz”, “Loira desposada do Sol”.

Fortaleza eterniza-se nos domingos de sol na Praia do Futuro.

Fortaleza eterniza-se nas tardes de domingo no Castelão nos jogos entre Ceará e Fortaleza (como esse time pode ter o nome de nossa cidade?). Mas como diz um cronista esportivo da cidade, domingo em Fortaleza é de missa, praia e futebol.

Fortaleza eterniza-se nas quintas-feiras dos caranguejos.

Fortaleza eterniza-se nos camarões fritos na enseada do Mucuripe, acompanhados daquela cerveja geladinha.

Fortaleza eterniza-se nas calçadas dos bares “vagabas” que sempre têm maminha, buchada, panelada, fussura, churrasquinho de gato.

Fortaleza eterniza-se no carneiro do Ordones.

Fortaleza eterniza-se no feijão verde do saudoso Bené, do “Docentes”.

Fortaleza eterniza-se nas boates de ontem e de hoje: Cantinho do Céu; Obá-Obá, Oásis, Mucuripe, Órbita, onde algumas “pessoas” bebem além da conta.

Fortaleza eterniza-se nos seus forrós, que tem para todo o gosto, desde o Pau-de-Arara, passando pelo Parque do Vaqueiro, que resiste ao tempo, ao pé de serra do Kukukaia até o chique Forró do Sitio.

Fortaleza eterniza-se pelo pôr-do-sol visto da Ponte Metálica ou da Ponte da Barra do Ceará, sim, é na Barra mesmo, experimente ao menos uma vez ver de lá o Sol sumindo por trás das serras.

Fortaleza eterniza-se nas águas quentes dos seus mares.

Fortaleza eterniza-se nos memoráveis shows da Legião Urbana, Titãs, RPM no Paulo Sarasate aos mega shows nas novas casas noturnas e hotéis.

Fortaleza eterniza-se pelo charme de seus antigos cinemas São Luis, Diogo, Fortaleza e até mesmo nos frios cines de shopping, onde tem gente que torce para que o “Denzel Washington” morra no filme.

Fortaleza eterniza-se no sentar à tarde na Praça do Ferreira.

Fortaleza eterniza-se na UNIFOR, na UFC, no CESA, um filho rebelde da UECE, encravado na Pinto Madeira com Vinte e Cinco de Março, bem perto do bar do Chico. Um filho que resistiu o quanto pode voltar ao seio da mãe, ainda bem, que ele só voltou depois que sai de lá.

Fortaleza eterniza-se pelo jeito moleque de uma gente que sofre, mas não desiste de ser feliz, nunca deixa de rir e sempre tem uma piada a contar.

Fortaleza eterniza-se por ser forte, por ser bela, por ser, simplesmente: Fortaleza.