REVIVAL:
Tortura Sexy e Fatal 


                            images?q=tbn:ANd9GcRvWq2dpqQQzlg37KRPv2ULNmra9JUCKQRXWXv16NGp8UEn8ZjVsQ
                              A árdua tarefa matinal da Mammy em amarrar o
                          espartilho para Scarlet ficar com cinturinha de pilão.  

Sábado, após o feriado, estou de boa ainda, como diria a piazada aqui do sul. A vida está em slow motion e confortavelmente no sofá acompanho o último episódio da terceira temporada de 'Grey´s Anatomy'.

Meredeth Grey por pouco deixa de ser a top residente no Grace Hospital de Seattle pra virar residente permanente no andar de cima ao lado do Denny mas, agora só quero mesmo saber se o Burke vai insistir com a loucura de casar com a Yang, aquela mulher insensívelmente egoísta quando a minha filha mais velha aparece literalmente enfiada e amarrada dentro de um ... estou enxergando bem? Será? Sim! Não há dúvida! Ela está dentro de um espartilho! Ah Freddy Mercury! Estou ouvindo você berrar de longe um agonizante, "I WANT TO BREAK FREE!"

A leve armadura que ela veste é toda delicadamente bordada, com rendinhas e fitinhas da cor rosa bebê, Certamente a minha filha não se emperiquitou pra ir a um campo de batalha dentro daquele traje que surgiu no século XVI. As intenções que ela arquiteta são bem diferentes daquela época quando as mulheres usavam o espartilho para terem postura e manter a cintura fina, igual a um pilão.       
                             images?q=tbn:ANd9GcSxWCFTQtH980_SQ9iWyWsidZMl27huWAmb3lbVSqE6CtRIT51Qig
A minha filha e as meninas ... bem, não posso conduzí-los a acreditarem que ela seja uma menininha, não é mesmo? Ela é uma mulher feita de 27 anos mas, pra mim ela continua sendo a minha menina que ainda apronta na surdina. Pois bem, a Luíza e as 'meninas' voltaram a usar esse instrumento de tortura explícito não para corrigir a postura mas para serem 'sexy'. Vou além. Diria que fatalmente 'sexy'! O espartilho segura e aperta os seios dando um aspecto mais avantajado as portadoras com busto pequeno que é o caso da minha graciosa amazona que está solteira novamente e caçando um príncipe encantado por que o último de repente virou sapo. Mas, e daí se eu gostava do sapo que é o pai da minha neta.

A mulher de espartilho diz que não estava feliz portanto, está em busca da felicidade e a concorrência está braba. É como o saudoso síndico Tim Maia canta em dueto com a Sandra de Sá: VALE TUDO! Até sofrer dentro de um instrumento de torturta do século XVI e ainda por cima de salto alto! Precisa ter postura para desfilar assim se naõ o tombo é grande! 
                   
                         images?q=tbn:ANd9GcQHX3UzLQRHa0GZAQrLZApL2Io1otGw0n6KYBFGKLuijmtKmAMe

Por volta do século XVI, algum homem na certa  com  a  mente  maquiavélica  inventou
o espartilho, uma peça do vestuário feminino que dispunha de barbatanas metálicas e amarração nas costas.O objetivo dessa peça era reduzir a cintura, manter o tronco ereto, e dar sustentação aos seios.
Essa   peça   tem    como    objetivo    reduzir
a cintura
 e manter o tronco ereto, controlando assim as formas do corpo e conferindo a ele mais elegância. Também existe outra peça: o corselete que é um tipo de espartilho usado por fora.

Graças a invenção dos ilhóses e o uso de barbatanas de baleia por volta do século XIX, a atenção foi voltada para a cintura e teve início a era das cinturas minúsculas, conhecida como Era Vitoriana.

 

No início do século XX, uma nova peça revolucionária: o sutiã. Essa peça intima  faz com que as mulheres abandonam o uso do espartilho.

          images?q=tbn:ANd9GcRyVMiXnABwgTLZV5BQhP1xZOBNZ4MnyKXIbkimBk1aRPu5YIPw              images?q=tbn:ANd9GcT8IIkjHQG8YMik7UxSSUcS-tvjKUP9nORelqjS3CBqT8NLHt4G

             images?q=tbn:ANd9GcS8RmDITUIHUbWfFQP2EUW6neXCcNbOtDmpiA6YJyJ-aAsdPpxk

             Nunca passou pela sua cabeça que o sutiã 
                         tivesse tanta engenharia, né?!



Nos anos ´40, o espartilho volta com força total nas fotos das Pin-Ups que forram as oficinas mecânicas nos EUA e ainda inspira o estilista Christian Dior que cria o New Look que vira o trend pós-guerra.

 
          images?q=tbn:ANd9GcS5Hgc5Bl-Fr-HCboolH9GC3j0bUkQidEvjMqyBoBCEGbrSJYZcpw            newlook471.jpg?w=150&h=300
                 Pin-Ups                   The New Look by Dior

O espartilho vem nos anos ´60 em novo revival sensualmente equipando as mulheres com armas provocativas para seduzir na intimidade de quatro paredes como acessório do fetiche. 

 

                 2Q==      images?q=tbn:ANd9GcT9P9GxzeIEH5hRKoVafEPDT1D4If7wuhFg-DQWxMrKW1HS4MJ56Q

Nos inicio dos anos ´80 estilistas desenterram peças que haviam sido relegadas ao fetiche e dentre elas, é claro, está o espartilho. Cindy Lauper e Madonna vestem o espartilho e saiam cantando seus hits: "Girls Just Wanna Have Fun" e "Material Girl". Mas, a moda não durou muito e em 1990 bem poucos espartilhos vieram a se destacar em coleções de estilistas famosos mas, o sutiã especialmente criado pelo designer francês Paul Gaultier para o  'Blond Ambition Tour' (Abril/Agosto 1990) da Madonna fez o maior sucesso.  

 
                                      images?q=tbn:ANd9GcTHUnZZwB858hogxBz_cjkEvFStjZyVZxzD-ckfzHTMrFtC6SqLYWeFyJ4

Em 2010, o espartilho voltou à moda mais uma vez. As peças são tão bem trabalhadas com tecidos das mais variadas texturas com apliques de rendas, fitinhas, bordados, miçangas e pedraria, além de terem um design leve e sensual, que as mulheres agora preferem usá-los sozinho apenas do que escondê-los embaixo da roupa. Bem diferente de quando ele surgiu, o espartilho hoje é usado por muitas mulheres para generosamente modelar suas formas, principalmente dar aquele upgrade básico nos seios enquanto algumas outras já têm segundas intenções e vão à caça ou à luta!                      


 
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 19/11/2013
Reeditado em 12/12/2013
Código do texto: T4578053
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.