A CASA ONDE NASCI ( ROLÂNDIA - NORTE DO PR. )

MINHA MÃE MORA ATÉ HOJE NA CASA DE MADEIRA DE PEROBA ONDE NASCI EM 1956. POR TODO OS LUGARES QUE EU OLHO NAQUELA CASA TEM UMA LEMBRANÇA DA MINHA INFÂNCIA E JUVENTUDE. LEMBRO DO MEU SAUDOSO PAI TODO FELIZ COMA SUA PRIMEIRA TV PRETO E BRANCO... FICAMOS NA SALA ASSISTINDO ENCANTADOS O FILME DO BONANZA... FALTOU ESPAÇO PARA TANTA GENTE... ( VIERAM OS PRIMOS DO SÍTIO E AMIGOS DA RUA INTEIRA)...NO MEIO DA COZINHA TINHA UM POÇO COBERTO COM LAJE DE CONCRETO. EM BAIXO DESTA LAJE TINHA UM BOMBA D´ÁGUA QUE JOGAVA A ÁGUA PARA A CAIXA D´ÁGUA. NO FOGÃO À LENHA TINHA UMA SERPENTINA DE COBRE QUE ESQUENTAVA ÁGUA E MANDAVA PARA UM RESERVATÓRIO E DESTE PARA UMA BANHEIRA,. NAS NOITES DE VERÃO MEUS PAIS COLOCAVAM CADEIRAS NA CALÇADA PARA "PROZEAR" COM OS VIZINHOS. ENQUANTO ISSO A MOLECADA "TRAVAVA" UM FUTEBOL OU UM "ESCONDE ESCONDE". NA ÉPOCA DO NATAL MINHA MÃE PREPARAVA UMA ÁRVORE DE NATAL. MEU PAI BUSCAVA O PINHEIRINHO NA FAZENDA SANTA ERNESTINA. COMO O DINHEIRO ERA CURTO, ERAM POUCAS BOLAS. PARA QUE A ÁRVORE NÃO FICASSE FAZIA MINHA MÃE COMPLETAVA COM BOLAS DE ALGODÃO, IMITANDO A NEVE. MINHA MÃE NOS ENSINOU A COLOCAR PORÇÕES DE CAPIM PARA QUE SERVISSE DE ALIMENTO PARA AS RENAS DO PAPAI NOEL. ELA DE MANHÃ VINHA COLOCAR OS PRESENTES DEBAIXO DA ÁRVORE E RETIRAVA O CAPIM. POR ISSO DURANTE ALGUM TEMPO NÓS ACREDITÁVAMOS NESTA ESTÓRIA. EM UM DIA DE DE NATAL, MEU AVÔ PASSOU EM CASA DE MANHÃ PARA VER A MINHA MÃE. ELE ESTAVA DE CARROÇA. O CAVALO ACABOU FAZENDO COCÔ NO QUINTAL. AO SAIRMOS NO QUINTAL E VENDO O MONTE DE ESTRUME JÁ FOMOS FALAR PARA A MÃE QUE A RENA FEZ COCÔ NO QUINTAL. NA DESPENSA ESTÁ LÁ ATÉ HOJE UM BURACO QUE EU E MEUS IRMÃOS FIZEMOS COM "ARCO DE PUA"... NA PAREDE DO QUARTO DA FRENTE AS MARCAS DE UM COMEÇO DE INCÊNDIO ( ADVINHA QUE ATEOU FOGO?)... NA PAREDE DA GARAGEM UM CORAÇÃO ESCRITO "NEUZI x JOSÉ CARLOS"... NA SALA UM FOTO GRANDE PREGADA COM PREGO ONDE REVEJO MEU SAUDOSO PAI... MINHA MÃE E NÓS TODOS PEQUENOS.... NO QUARTO DO MEIO A MINHA CAMA... ONDE ANTES DE DORMIR LIA O GIBI DO TARZAN... NO QUARTO DOS FUNDOS A LEMBRANÇA VIVA DO DIA EM QUE O MEU AVÔ FALECEU... DIA A DIA ESTAMOS PERDENDO ESTE LAÇO COM OS PIONEIROS... LOGO LOGO SERÃO APENAS AS CASAS MODERNAS DE TIJOLOS... OS ARRANHA-CÉUS.... AÍ A ÚNICA LEMBRANÇA SERÁ ESTE FILME E ESTA SIMPLES CRÔNICA QUE ESCREVO COM OS OLHOS CHEIOS D´ÁGUA... JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA-PR.