Presidente Figueiredo

Filho do Ex- Presidente Figueiredo

LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO!

Flávio, de repente hoje eu comecei a receber uma enxurrada de mensagens mencionando esta história.

Como você sabe, sou, evidentemente, talvez o cara mais suspeito para tecer considerações sobre qualquer matéria que faça juízo de valor a respeito de meu pai, especialmente em atos do seu governo.

Mas sobre este episódio, especificamente, não posso me furtar a lhe dizer, e com certeza absoluta, que o que está relatado é totalmente verdadeiro.

Até porque, veja você, calhou de eu estar presente no mencionado encontro. Tinha acabado de vir do Rio, e fui direto para a Granja do Torto ver os meus pais, como eu sempre fazia assim que chegava em Brasília. Soube que o "Velho" estava reunido com o Havelange, no gabinete da residência. Como sempre tivemos com ele uma relação muito cordial, me permiti entrar para cumprimentá-lo e dar-lhe um abraço.

"- João e João! Esta reunião eu tenho que respeitar!", brinquei irreverente, dele recebendo um carinhoso beijo. (Havelange sempre teve o hábito de beijar os amigos. Ia, logicamente, me retirar, mas papai me deixou à vontade:

"- Senta aí, estamos falando de futebol, que é coisa que você adora".

Fui logo sacaneando: "Vocês já descobriram um jeito de salvar o Fluminense?" (risos - os dois eram tricolores roxos).

"- Ainda não, mas vamos chegar lá. Estamos conversando sobre Copa do Mundo..."

Filho, neste momento, o Havelange está me sugerindo realizar a próxima Copa do Mundo no Brasil e eu vou dar uma resposta a ele com o seu testemunho: “Havelange, você conhece uma favela do Rio de Janeiro? Você conhece a seca do nordeste? Você conhece os números da pobreza no Brasil? Com essa realidade, você acha que eu vou gastar dinheiro com estádio de futebol? Não vou! E, enfie essa tal de Copa do Mundo no buraco que você quiser, que eu não vou fazer nenhuma coisa destas no Brasil!

O Velho não concordava que o país despendesse quase um bilhão de dólares (valor abissal para os números daquela época) para tentar satisfazer o caderno de encargos da FIFA, principalmente diante do quadro de enorme dificuldade financeira que o Brasil atravessava. Uma situação cambial dramática, resultante de um aperto histórico na liquidez internacional - taxa de juros internacionais de 22% a.a, barril de petróleo a 50 dólares no mercado spot - agravada pela necessidade de se dar continuidade a um importantíssimo conjunto de obras de infraestrutura. Muitas delas iniciadas, diga-se de passagem, em governos anteriores, mas que não poderiam ser paralisadas por serem realmente de vital importância para a continuidade do nosso desenvolvimento.

Realmente, era contrastante com o que se fez (ou melhor, o que NÃO se fez) nos governos seguintes: várias hidrelétricas, começando por Itaipu - até hoje é a segunda maior do mundo, além de Tucuruí, Balbina, Sobradinho, todas com as suas gigantescas linhas de transmissão; conclusão da expansão de todas as grandes siderúrgicas (CSN, Usiminas, Cosipa e outras - que fizeram o Brasil passar de crônico importador para exportador de aço); conclusão das usinas de Angra 1 e 2; um programa agrícola que permitiu que ainda hoje estejamos colhendo os frutos da disparada de produção de grãos - graças à Embrapa, ao programa dos cerrados e ao programa "Plante que o João garante"; um salto formidável nas telecomunicações, até então ridículas; multiplicação da malha rodoviária - a mesma, praticamente, na qual hoje ainda rodamos, só que agora sucateada e abandonada; inauguração de dois metrôs: Rio e São Paulo; instalação de vários açudes no sertão nordestino; a construção de 2.400.000 casas populares, mais do que toda a história do BNH até então, e muito mais.

Isto é apenas o que eu me lembro agora, ao aqui escrever rapidamente. Em resumo: naquela época, o dinheiro dos impostos dos brasileiros, simplesmente, destinava-se ao desenvolvimento do país.

Mas, para concluir, já falando do presente: o que se está fazendo com o povo brasileiro é simplesmente criminoso. Só que a roubalheira na construção dos estádios é apenas a ponta do iceberg.

Só chamando um Aiatolá para dar jeito, mesmo.

Grande Abraço,

Paulo Figueiredo

Obs.: 1 - Paulo Figueiredo é filho do ex-presidente João Figueiredo.

2 - Por dever de justiça, é de se ressaltar que o Presidente João Figueiredo morreu pobre. Anos após morreu sua esposa, D. Dulce nas mesmas condições. Seu filho Paulo, hoje trabalha como qualquer mortal e nunca se teve notícia de qualquer negócio fantástico envolvendo seu nome, nem tampouco, que enriqueceu no governo do pai.

“UM DIA, VOCÊS SENTIRÃO FALTA DE MIM!”

General João Baptista Figueiredo.

Diante da frase acima, permanece a pergunta:

Quanto tempo os cidadãos de bem, permanecerão trancafiados em seus lares, enquanto perigosos bandidos, amparados por códigos “humanitários,” deterão ampla liberdade para cometer latrocínios, estupros e todos os tipos dos mais hediondos crimes?

Até quando, as drogas avançarão sobre a juventude cada vez mais alienada, desamparada e sem qualquer perspectiva para além dos muros das “fábricas de marginais?”

Obs.: 1 - Paulo Figueiredo é filho do ex-presidente João Figueiredo.

2 - Por dever de justiça, é de se ressaltar que o Presidente João Figueiredo morreu pobre. Anos após morreu sua esposa, D. Dulce nas mesmas condições. Seu filho Paulo, hoje trabalha como qualquer mortal e nunca se teve notícia de qualquer negócio fantástico envolvendo seu nome, nem tampouco, que enriqueceu no governo do pai.

“Os corruptos são um perigo, já que são adoradores de si mesmo.

Só pensam neles e consideram que não precisam de Deus”.

Papa Francisco

“A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios”. Barão de Montesquieu

PS O Brasil tem US$ 300 milhões bloqueados em contas de brasileiros no exterior e, deste total, US$ 166 milhões estão na Suíça. Segundo o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, do Ministério da Justiça, a maior parte dos recursos bloqueados está vinculada a investigações de corrupção no Brasil, e não ao crime de tráfico de drogas, outra origem de remessas ilegais ao exterior.

A Suíça é o país com maior volume de dinheiro, seguido pelos Estados Unidos, e é o principal destino de depósitos investigados nos inquéritos que sobre corrupção no setor metro-ferroviário paulista.

A corrupção do Brasil afeta diretamente o bem estar dos cidadãos brasileiros. quando diminui os investimentos públicos na saúde, na educação, em infra-estrutura, segurança, habitação, entre outros direitos essenciais à vida, e fere criminalmente a Constituição quando amplia a exclusão social e a desigualdade econômica.

A corrupção ocorre por meio de desvio de recursos dos orçamentos públicos da União, dos estados e municípios destinados à aplicação na saúde, na educação, na Previdência e em programas sociais que são desviados para financiar campanhas eleitorais, corromper funcionários públicos ou mesmo para contas bancárias pessoais no exterior.

Quem fará Justiça aos aposentados, cujas mensalidades não são recalculadas nem ajustadas há bastante tempo?

Enquanto isto, os aposentados, pagando caros remédios,vão-se alimentando mal e morrendo antes da hora.

Talvez seja esta a intenção – suspeita antiga –, que os países poderosos anseiam para os seus pobres e idosos, e o Brasil vem imitando tais países, cuja corrupção – salvos alguns! – é tão lazarenta quanto à da Pátria do Cruzeiro, objetivando, com isso, diminuir a explosão demográfica sem deixar transparecer tão criminoso e hediondo ato coletivo.

Porque até hoje não buscaram de volta o dinheiro que os corruptos levaram e não devolveram?

É normal roubar, ser descoberto e não devolver o fruto da ladroagem? Ou há entendimento entre eles?

Então, por que tomam os botijões, galinhas e coisinhas dos ladrõezinhos rapapés?

Que diferenças têm o ladrão comum dos ladrões que roubam de ladrões graduados? Como pode o povo, sequer, desconhecer quem é Joaquim Roriz? A mídia não explica à plebe rude quem seja esse ex-governador, sua filha e seu colega Sarney, Roseane Sarney, etc...

Todo esse histórico de corrupção no Brasil acaba gerando efeitos negativos para o desenvolvimento econômico, político e social da nação. Como exemplo das conseqüências produzidas, pode-se citar o número de crianças que morreram devido ao fato de a verba do leite, do programa “Leve Leite”, criada no governo de Paulo Maluf, ter sido extraviada. Com a corrupção sendo uma constante, o Brasil também deixou de crescer, uma vez que esta afugenta investimentos, os quais desempenham papel fundamental no desenvolvimento de um país. Uma das conseqüências mais agravantes é o empobrecimento da população como um todo. Enquanto alguns poucos se enriquecem, os cidadãos sofrem com a falta de assistência do Estado, já que recursos os quais deveriam ser destinados às áreas de saúde, educação e transporte, por exemplo, são desviados. Esse é um dos principais fatores que contribuem para a má distribuição de renda brasileira.

Assim, para que essa situação de vergonha e decadência seja extinta, são necessárias algumas medidas. Essas medidas consistem na chamada Reforma Política. Um dos tópicos refere-se à desproporcionalidade da representação dos Estados na Câmara dos Deputados, visto que o voto dos eleitores de um estado como Roraima vale aproximadamente dez vezes mais do que o voto dos cidadãos de São Paulo, principal metrópole do país. Outra questão muito interessante presente na proposta de Reforma diz respeito à fidelidade partidária. Isso porque, o político que muda de partido, assim o faz, muitas vezes, não por uma questão ideológica, mas sim em troca de dinheiro. Além disso, pode-se dizer que esse político é hipócrita e contraditório, já que passou a defender uma idéia contrária aos valores os quais pregava anteriormente, tendo em vista o fato de que diferentes partidos apresentam, em sua maioria, ideologias distintas. Outra medida prevista na Reforma é o financiamento público das campanhas eleitorais, o qual visa impedir a prevalência do poder econômico nas disputas eleitorais e coibir a busca de recursos para as campanhas junto a grupos econômicos, bancos, empresas concessionárias de serviços públicos entre outras. O que acontece é que essas empresas pressionam os eleitos em busca de favores em troca da ajuda concebida. Um caso atual que permite afirmar que esse tópico é mesmo necessário para a eliminação da corrupção na política brasileira é o do publicitário Marcos Valério, o qual financiou a campanha do PT, através de suas empresas de propaganda e marketing, além de ter sido acusado de ser um dos responsáveis pela distribuição do “mensalão”.

Portanto, a corrupção é um empecilho para o desenvolvimento do Brasil. Assim, para que o país cresça política, econômica e socialmente é fundamental que haja a conscientização e mobilização da população contra a corrupção e que mudanças no sistema político brasileiro sejam concretizadas.

Bertolt Brecht diz:

“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio depende das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais”.

"Enquanto forem permitidas campanhas eleitorais milionárias haverá corrupção no governo, pois alguém precisará pagar a conta da campanha, certo? Ninguém doa tanto dinheiro para uma campanha eleitoral à toa. Não existe tanto idealismo assim, neste mundo, ou a humanidade não padeceria de tantos males".

Augusto Branco

A corrupção, as medidas provisórias, o vazio do congresso;

São o mosquito que contaminam a democracia.

Cristóvão Buarque-senador brasileiro

Paulo Figueiredo
Enviado por Marília em 23/11/2013
Reeditado em 12/01/2014
Código do texto: T4583395
Classificação de conteúdo: seguro