Ateus ou devotos (fiéis) da ciência?

Ateus ou devotos (fiéis) da ciência?

Primeiramente há que se dizer que é preciso respeitar a crença de todos, inclusive, a crença daqueles que não creem. Convém também afirmar que o questionamento da existência ou não da Onipotência data dos mais remotos tempos, ou seja, desde a antiguidade.

Percebo que muitos ateus são devotos do cientificismo que é a fé cega, ou melhor, a crença irredutível que somente a ciência pode fornecer as respostas corretas. Dá-se primazia a ciência empírica. Digo devotos porque grande parte dos ateus sequer são cientistas e somente repetem as teorias que algum cientista elaborou. Como os devotos da ciência não criaram as teorias e sequer a estudaram a fundo, conclui-se que o que faz com que acreditem em determinadas teorias é a FÉ nestas teorias e a FÉ na autoridade dos cientistas que as proclamaram. Pergunto aos adeptos da teoria do Big Bang quantas vezes fizestes os cálculos matemáticos para provar a veracidade de tal teoria? Nenhuma, então se conclui que é a fé que o faz acreditar em semelhante teoria. Não estou afirmando que tal teoria esteja errada, apenas estou dizendo que o que embasa a crença de muitos em tal teoria é a fé.

Longe estou de afirmar que a ciência é incapaz de produzir conhecimentos, ao contrário, a realidade nos mostra a imensidão de conhecimentos que a ciência nos proporcionou. Conhecimentos que facilitaram a vida da rês pensante no globo terrestre. Entretanto, temos conhecimento de grotescas e errôneas profecias científicas. Em 1977 a revista TIME publicou reportagem com o título How To Survive The Coming Ice Age, em português, Como Sobreviver a Idade do Gelo que vem aí. Tal fato não aconteceu e menos de 40 anos depois presenciamos um discurso de que a temperatura na Terra aumentará demais e viraremos torrada devido à alta temperatura solar que se abaterá sobre o globo terrestre. Também me recordo de ter lido, não me recordo a fonte, uma profecia científica que no terceiro milênio o homem não precisaria e não teria mais pelos, porque estes teriam a função de aquecer o homem e não mais seriam necessários. Meu cabelo, minha barba e meus pelos pubianos são a prova cabal de que tal profecia científica estava errada.

Longe estou de fazer campanha contra ou querer desacreditar a ciência, ao contrário, vejo a ciência como um instrumento poderoso que o homem possui para ampliar os seus conhecimentos, apenas não comungo a fé cega que os devotos do cientificismo propagam. O homem é um ser complexo e possui outras formas de conhecimento, por exemplo, o conhecimento intuitivo que é aquele conhecimento que o sujeito não sabe a razão de como chegou à certeza de determinado fato, mas sabe que o seu conhecimento é verdadeiro. Ainda tem o conhecimento filosófico, o religioso e o artístico. A solução não está em querer excluir alguma forma de conhecimento do homem, ao contrário, acredito que a solução esteja na possibilidade de se fazer uma síntese destes diferentes modos de conhecer.

Os fiéis do cientificismo negam as entidades metafísicas através da linguagem matemática. Entretanto, a matemática afirma a existência do infinito, diante de tal situação gostaria que me apontassem com o dedo ou com o nariz o infinito. Tal fato é impossível porque o infinito é um ente metafísico. A própria matemática, que é apenas linguagem, pertence ao âmbito da metafísica e não tem existência material. Mostrem-me um navio cheio de triângulos equiláteros. Também pode ser uma plantação de raiz quadrada ou uma montanha de equações de terceiro grau.

Os devotos ou fiéis do cientificismo negam a possibilidade de uma Inteligência Superior ter criado o mundo, invertem a situação e perguntam como a Onipotência se autocriou. Não sei responder, e também não sei responder a pergunta o que Deus estava fazendo antes de criar o mundo. Também não vou responder como alguns que dizem que Ele estava preparando a fogueira onde iria queimar os infiéis.

Todo conhecimento tem que ser fundamentado em algo. Os devotos do cientificismo afirmam que o mundo surgiu a partir do nada, agindo desta forma apenas trocam o nome da Potência Criadora de Deus para Nada, ou seja, o deus deles é o Nada.

paulo de jesus
Enviado por paulo de jesus em 24/11/2013
Reeditado em 25/11/2013
Código do texto: T4584439
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.