OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA E OS SERES HUMANOS

"Penso, logo existo!". Essa famosa frase foi dita pelo filosofo francês René descartes. Ele acreditava que o ato de pensar era a prova máxima da existência psicológica. No entanto, a sociedade de consumo subverteu essa lógica e cunhou a seguinte frase: Consumo, Logo existo!. Essa lógica é a base de sustentação da superficialidade que cerceia o comportamento social em todos os seus aspectos. Não existe mais pureza quando se trata de relacionamento social porque aos relacionamentos foram agregadas e impostas condições consumistas. Um exemplo são os relacionamentos românticos. A mulher ideal para um homem era caracterizada pela simplicidade na forma de falar e vestir.Hoje, no império da sociedade de consumo, a mulher ideal se tornou aquela que tenha em si o maior número de adereços e produtos incentivados pela industria da estética. Assim, mulher ideal é a que tem bunda de silicone, peito de silicone, silhos postiços, unhas postiças, cabelo tingido e assim por diante. da mesma forma, o homem ideal na visão feminina é aquele que tem pernas de academia, músculos de esteroides anabolizantes e barriga de tanquinho de suplementos nocivos. Exagero? pode ser.Mas de uma coisa estou certo: a sociedade de consumo alcançou seu objetivo máximo, e transformou a cara do mundo de uma forma descartável. Não se trata aqui de uma opinião moralista que coloca em questão o certo e errado. O foco aqui é o teor patológico do consumo que alvita o verdadeiro valor do ser humano. Esse valor e essa essência tem como padrão de medida o maior número de consumo. Ele ou ela vale de acordo com seu grau de consumo. E dessa forma, fica claro a consequência da morte em massa desta guerra desleal e sutil onde não se vê misseis e tanques como na principais guerras mundiais e que por isso mesmo é que seus efeitos se tornam muito mais devastadores.

A caducidade foi primeiramente dirigida aos produtos e agora é protagonizada por seres humanos. Sei que não nascemos para raiz eterna nesta existência, e um dia nosso corpo viverá a experiência de se fundir com a terra num processo totalmente natural. Só não acho que nosso prazo de validade deva ser estipulada pela sociedade do consumo que já alcançou muito ao estabelecer a obsolescência programada diminuindo drasticamente o tempo de vida útil dos produtos. Portanto, podemos não ter a tecnologia mais recente, mas isso não tem nada haver com a pessoa incrível que nascemos para ser.

Assuma o controle e coloque a sociedade de consumo no seu lugar.

Fabio junio almeida prates