Imagem da Web

 
Afinal, Dilma está brincando de casinha ou governando uma nação?
 

Será que a Presidenta voltou a ser criança?
Alguns até a acusam de ser sem noção, mas será isso mesmo, ou...
Ou será que o óbvio não é tão óbvio e tenta-se mascarar a realidade?

Passeando pelo Recanto encontro textos profundos, análises conjunturais que valem a pena demorar-se na leitura.

Converso com colegas da área da educação e muitos afirmam que é impossível não perceber os investimentos que vem ocorrendo na educação pública.

Por força da função que hoje exerço, em agendas com autoridades governamentais, há poucos dias presenciei prefeitos e secretários da saúde e educação, afirmarem a enorme demanda de programas do governo federal que são disponibilizados às prefeituras.

Além de recursos financeiros, isso significa maquinário pesado para manutenção e implementação de infraestrutura, veículos para transporte escolar e investimentos de grande monta na saúde e na educação.

Ligo a TV e em pleno domingo à tarde assisto um pesquisador relatar dados da pesquisa realizada entre 15 de setembro e 15 de outubro, sobre o consumo dos moradores em comunidades de favelas. Os dados são interessantes:

♦ o número de pessoas que moram em favelas no Brasil é maior do que o número de gaúchos;
♦ o valor gasto pelos consumidores da favela supera o valor de consumo somando todas as famílias do Paraguai e da Bolívia;
♦ a base piramidal da classe dos excluídos, já não caracteriza a estratificação social no Brasil, hoje o desenho que melhor caracteriza é um losango;
♦ considerando esta nova forma representativa não se pode mais dizer que a base da pirâmide social é da população excluída, visto que cerca de 37 milhões de brasileiros emergiram para a classe média, sendo hoje a maior parte da população, ou seja, 65% dos moradores de favelas são da classe média, conforme aponta a pesquisa: 22% são da classe alta, 54% classe média e 24% classe baixa; 

Considerando as informações anteriores e a pesquisa, resta-me perguntar que políticas públicas foram implementadas para realizar tais mudanças sociais?

Segundo Renato Meireles do Instituto Data Popular: "o que acontece é que o Brasil cresceu diminuindo a desigualdade social, e isso mudou o status dessa população... a melhora do emprego e da renda impulsionou o consumo: atualmente, 99% dos moradores de favela têm geladeira, 91% têm ferro de passar roupa, 20% possuem carro e 13% têm moto."

 
Eh, Presidenta Dilma é um perigo você continuar brincando de casinha e ficar inventando esses programinhas feito "Minha casa, minha Vida", vai que daqui a pouco, gente pobre além de ter sua casinha própria também vai querer ter acesso a todos os brinquedos que a burguesia tem, aí corre-se o risco de um colapso social, pois o Brasil não possui infraestrutura, afinal foi pensado para poucos... 

Eh, continuo na dúvida se a Presidenta Dilma brinca de casinha e ao repartir os brinquedos, sonhos viram realidade... Ou, ou... isso realmente é gestionar uma nação com respeito ao ser humano, priorizando vida digna para todos e todas, lutando contra toda forma de exclusão através de  justiça social? 




Fontes: 

http://exame.abril.com.br/economia/noticias/65-dos-moradores-de-favela-sao-de-classe-media
 
Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 02/12/2013
Reeditado em 08/12/2013
Código do texto: T4596254
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.