O que deixa uma pessoa feliz ?

Esperando meu amigo a mais de quarenta minutos no mêtro. Leio meu livro para controlar minha impaciência. Distraio-me, e penso sobre o que aconteceu. Olho nos olhos das pessoas e faço planos para a semana. Olho as pessoas e faço contas de quanto dinheiro irei precisar para fazer tudo que planejei, olho para o movimento de corpos.

Lembro de dias em que ria feito uma tola, sozinha. Eu indaguei meu riso. Ria por que estava feliz, foi a resposta que obtive do meu interior, mas resolvi ir mais além. O que me fazia feliz? Alguns affairs, envolvoimentos amorosos, lembranças de piadas e outras situações engraçadas. Começo a rir sozinha agora, sentada na catraca de uma estação e rindo.

Uma policial passa e me olha creio que ela pensou, comportamento suspeito, deve ser mais uma dessas publicitárias malucas que vivem em outro mundo.

Um sentimento mais fácil de se disfarçar. Será que todos são tristes e se fingem de feliz ou talvez existam pessoas realmente felizes no mundo. Dizem que só podemos ser proprietários de "momentos de felicidade", pois está não é eterna e nem constante.

Felicidade é diferente de alegria. Aqueles momentos em que pensei em amores e piadas eram alegria, nunca fui feliz por isso.

Porém hoje senti a felicidade.

Uma cega estava passando, ia levantar para ajudá-la, mas outra mulher percebeu a sua dificuldade e resolveu ajudá-la. A mulher sorria.

Anoitecia, mas eu vi a luz clerear o dia com o sorriso da mulher que ajudava a cega e fiquei feliz.

Sem mais divagações a respeito de simplicidade, sentimentos e a tal da felicidade, são apenas linhas rascunhadas com minha mão esquerda, uma caneta bic e um papel do Sindicato dos Metroviários de SP.