Madiba descanse em paz.

O mundo perdeu Nelson Mandela que foi uma das maiores lideranças políticas do mundo contemporâneo. Símbolo da luta pela liberdade e igualdade dos direitos civis e raciais. Mandela foi um gigante e faz parte daquelas pessoas que nos fazem acreditar na grandeza do gênero humano.

Madiba como é carinhosamente chamado pelos sul africanos enfrentou inúmeras adversidades em sua luta contra o apartheid, regime de segregação racial que vigorou de 1948 a 1993 na África do Sul. Uma destas adversidades que enfrentou com tenacidade foi a prisão de 27 anos ou 9855 dias que esteve preso e que tinha como atribuição quebrar pedras em uma pedreira. A prisão além de lhe retirar a liberdade lhe deu de presente doenças como a tuberculose.

Mesmo contra todas as adversidades o CNA, Congresso Nacional Africano, sob a liderança de Mandela conseguiu derrubar o regime totalitário na África do Sul. Chegou a Presidência da África do Sul em 1994 e governou o país até 1999. Neste período também se evidencia o grande caráter que tinha Mandela porque seu governo teve como premissa a união do país. Longe de querer impor uma segregação ao contrário, a preocupação de Mandela era a união entre brancos e negros e a defesa de direitos iguais para o todo da população.

Mandela sabia que o ódio racial não é natural e sim fruto da cultura e tal afirmação pode ser vista em sua fala. “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”. A fala de Mandela explicita que o preconceito é fruto dos valores que são cultivados em uma sociedade, ou seja, o preconceito é fruto da cultura.

A morte de Mandela entristece todos aqueles que lutam pela liberdade e por um mundo mais justo e igualitário e que não se curvam aos poderosos de plantão. Mandela nos legou o exemplo de que por mais difícil que seja o inimigo da liberdade humana sempre é possível derrotá-lo. Com sua morte Mandela entra para a história dos grandes homens que dignificam o gênero humano. Madiba descanse em paz.

paulo de jesus
Enviado por paulo de jesus em 05/12/2013
Código do texto: T4600489
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.