Melindres

Você também é melindroso? Calma, não se ofenda precocemente. O significado da palavra melindre é bem por aí: magoar; ofender-se; escandalizar-se. Todos nós em algum momento somos, mas eu diria que melindrosos patológicos são comuns. Você certamente conhece alguém que se ofende com frequência, praticamente sem motivos - o típico "levar para o lado pessoal". Não é fácil conviver com uma pessoa assim, porque o melindroso acredita que todas as "indiretas" (ou diretas) são direcionadas a ele. Não sabe ouvir críticas e sente que, bem lá no fundo, ele está sempre certo. Se você, por qualquer motivo, frustra suas expectativas, ele já acredita que sua amizade não é verdadeira. Exemplo típico: você deixa de comunicar algum fato, por questões íntimas - por não sentir-se à vontade de conversar sobre isso, ou por naquele dia em especial sentir o desejo de ficar mais introspectivo. O melindroso faz todos os diagnósticos e começa a te julgar, e o que é pior: mesmo diante de uma conversa franca ele não costuma acreditar nas razões do outro. Intransigência e dificuldade de diálogo são algumas das consequências do melindre. E haja jogo de cintura, seja em qualquer tipo de relacionamento. Desconfio que por trás do melindre exista boas doses de egoísmo. Esse é o cerne de vários males, não é verdade? É nos colocando no lugar do outro que vamos, aos poucos, matando as raízes do egoísmo. Vamos parar de querer ter razão sempre, de apontar o dedo e achar que tudo está contra nós...não temos nada a ganhar agindo assim. Ser e permitir ao outro ser como ele é, e não como nós esperamos que ele seja. Viva pela afinidade, mas sem querer moldar as pessoas ao seu redor, porque cada um tem seu tempo. Quando percebemos isso, passamos a aproveitar o melhor lado das pessoas. É outra energia, uma vibração interior de paz. E assim vamos caminhando, sem estresse e sem apenas exergar o próprio umbigo.