Banca de doutores

Enfim chegara o tão esperado dia para Henrique, afinal se preparara tanto para a conclusão de seu doutoramento. Ele se encontrava extasiado e angustiado ao mesmo tempo, ansioso para que tudo terminasse e pudesse relaxar e aproveitar o título de doutor. Valera a pena todo sacrifício dedicado à sua tese. Que seja útil à sociedade!

_ Vamos iniciar os trabalhos_ falou o professor orientador de Henrique_ a banca examinadora do doutorando Henrique de Lima Barreto está assim composta: professor doutor Arlindo; professora doutora Elaine; professora doutora Graça e o professor doutor Lobato. O doutorando dispõe de 20 a 30 minutos para fazer sua explanação e em seguida será arguido pela banca examinadora.

Henrique, sem dúvida nenhuma, fez uma excelente explanação de modo a mostrar toda a sua pesquisa de quatro anos nesse breve espaço de tempo.

_ Vamos começar os questionamentos pelo professor doutor Arlindo_ disse seu orientador.

_ Doutorando Henrique, o senhor não observou certas regras de embelezamento de uma tese e blá blá blá! Termino lembrando que uma tese tem que ser linda, é isso que chama a atenção!

_ O seu trabalho está muito bom _ falou a doutora Elaine _ porém penso que tem que se preocupar com a digitação e blá blá bla!

_ E digo mais, fazendo coro aos meus colegas, é importante numa tese a capa dura, com letras douradas e liiindas! _ completou a doutora Graça.

_ Henrique, sua tese está excelente e mostra que você pesquisou, coisa importante para uma boa defesa de doutorado. Meu ponto de vista é a tese, é a pesquisa que importa, você está de parabéns! - finalizou o doutor Lobato.

_ Que todos os presentes se retirem da sala, como é de praxe, para que a banca delibere _ falou o orientador.

Todos aguardavam o resultado na maior expectativa, os colegas de Henrique o apoiando com palavras otimistas. Alguns minutos depois, todos retornam à sala para ouvirem o resultado: aprovado com distinção! Henrique agradece ao orientador, à banca e a todos os presentes, e os trabalhos foram encerrados. Vinha agora a melhor parte: foram servidos salgadinhos, refrigerantes, sucos e docinhos.

A doutora Elaine havia observado, sempre que participava de uma banca de doutoramento, seja na área de Psicologia Social, Sociologia, Engenharia ou Cibernética, a presença constante de um senhor de farta cabeleira grisalha, cavanhaque e óculos de grau, com um certo charme acadêmico. Tomada de impulso e curiosidade, resolveu interpelá-lo, quem sabe estava diante de um grande professor doutor ou até mesmo de um observador do MEC ou um dos grandes e influentes do CNPq.

_ Boa tarde, doutor _ falou Elaine.

_ Boa tarde _ retribuiu o homem.

_ O senhor é psicólogo, engenheiro ou coordenador de algum departamento?

_ Não, senhora!!! nenhum não. Eu gosto mesmo é de vir nesse negócio por causa dos salgadinhos e do refrigerante! Sou agente de limpeza terceirizado do turno da noite!!

Genivaldo Ribeiro
Enviado por Genivaldo Ribeiro em 16/12/2013
Código do texto: T4613596
Classificação de conteúdo: seguro