Nelson Rodrigues.

Um apanhado superficial da obra do escritor Rui Castro sobre a biografia do teatrólogo Nelson Rodrigues. O título do livro de Rui Castro: O Anjo Pornográfico.

Nelson Rodrigues era chamado de tarado literário.

Política: Nelson irritava a direita e deixava a esquerda babando de raiva. Quando lhe perguntavam se era reacionário, dizia-se, libertário. Tradicionalmente teve intensa convivência com o poder.

Percalços: teve tragédias na vida, tanto quanto em suas peças e livros. Seu irmão Roberto Rodrigues foi assassinado pela bela Silvia Sarafhim. Foi um verdadeiro bafafá jornalístico na época

Outro irmão, Paulinho Rodrigues morreu junto a todos seus familiares num desabamento do prédio onde morava.

Seu filho, Nelsinho Rodrigues, “o Prancha” viveu na clandestinidade durante o regime militar, da revolução de 1964. Foi torturado, o que muito angustiou Nelson.

Uma filha, Daniela, nasceu cega e muda de um romance extraconjugal.

Sucessos; irmão Mário Filho: o namorado do maracanã. Irmã Dulce Rodrigues, atriz, encarnou muitos personagens em suas peças.

Alguns de seus livros transportados para o teatro e cinema: A Dama do lotação, recorde de bilheteria, Toda Nudez Será Castigada, filme censurado, Os sete Gatinhos, Álbum de Família, Meu Destino é Pecar, A Falecida, Bonitinha, Mas Ordinária.

Nelson Rodrigues gostava de ouvir Vicente Celestino, pois gostava, dizia, da embriaguês auditiva.

Família:

Pai: Mário Rodrigues- Valentia

Mãe: Maria Esther- Firmeza.

Esposa: Elza - Compreensiva.

Hoje é muito comum comentar no teatro e cinema a linguagem rodriguiana.

Algumas frases picantes:

O artista tem que ser gênio para alguns e imbecil para outros. Se puder ser imbecil para todos, melhor ainda.

Só o rosto é indecente. Do pescoço para baixo, podia-se andar nu.

Não existe família sem adúltera.

O brasileiro, quando não é canalha na véspera, é canalha no dia seguinte.

Nasceu em 23/8/1912.

Faleceu em 21/12/ 1980.

Lair Estanislau Alves.