<> A FERRAMENTA <>

Seu Quintino saiu do nada. Começou puxando carrinho de mão. Parece que inda o ouço passar debaixo da nossa janela com o tilintar de ferro com ferro e a mesma cantilena:- “Compro alumínio, cobre, garrafa e sucata” (sempre nessa ordem). Como menino pobre, fui seu fornecedor, e ele meu patrocinador dos primeiros doces e picolés da infância.

Depois, Já com uma caminhonete caindo aos pedaços, eliminou o carrinho de mão. E prosperou. Em lote vago na atual Av. Clara Nunes, viu transformar ao longo do tempo numa montanha de ferro velho, onde uma romaria de homens e meninos, carroças e caminhões, formavam aquele “formigueiro” que fez do Seu Quintino, agora um homem rico e de muitas posses. Guardou dinheiro e não desfez de sua simplicidade. Até que um dia Quintino recebeu de uma Fazenda, um caminhão lotado de sucatas. Era pedaço de arado, carcaças de Jeep e até restos de um Alambique, que deu origem a esta crônica que sigo narrando. O fato é que ele cismou de recuperar o Alambique e o fez com o esmero de um artesão, transformado em seu único hobby. Produzia uma cachaça que mais parecia Uisque. Estocou pilhas da bebida(garrafa é o que não faltava).

Mas num domingo, ao voltar da missa, deu de cara com uma cena apavorante. Sua casa estava cercada por viaturas da “Polícia Federal,” com sirene e armamento pesado. Foi preso ultrajado e algemado. Deu até no Jornal Nacional, com a chamada: - “Desbaratada destilaria clandestina.”

Foi a julgamento. Em Audiência de Instrução, Dr. Brochado, o defensor público, foi implacável: - Pra mim, de nada valem os protestos de inocência do réu, pois o simples fato da descoberta daquele FERRAMENTAL clandestino é prova inegável do ato criminoso, e essa conversa que comprou como sucata não me convence. As FERRAMENTAS apreendidas são provas inequívocas do delito!!!

Aí Seu Quintino pensou alto: “-Desculpe excelência, agora só falta o Sr. me culpar pelo ESTUPRO ocorrido aqui na semana passada!

-Ah! Então o Sr. está metido nisso também, né? --Não excelência, mas eu tenho a FERRAMENTA....

Foi...absolvido