Nada Será Como Antes ...
                             Graças A Deus!

 
Com a ditadura soberana entre abril de 1964 e maio de 1985, compositores clamavam por justiça e democracia através de canções que falavam de amor e paixão verdadeira à Pátria de forma disfarçada. Do contrário, as canções eram censuradas no ato, e se o autor insistia, a sua obra seguinte seria escrita no exílio ou simplesmente não seria escrita por que estaria oficialmente dado como desaparecido.

Muitos foram expulsos do Brasil, o País da Ordem e Progresso. Mesmo assim mandavam notícias através de algum caro amigo, portador de cartas e fitas de cassete. Usar o nosso fiel correio? Não era tão confiável se você fosse o Chico Buarque de Hollanda. O Francis Hime que o diga! Você consegue imaginar a Dona Nenê exilada? Pois é, nem eu. Mas a Marieta Severo foi!  


                        images?q=tbn:ANd9GcQTjbGIeva9xJajcDHhXRLqj15d04U5yfVYTF41xzPZ3CPc24pX

Não dava mais pra segurar o que há tanto tempo se mantinha calado. Inúmeros manifestos vieram em forma de canção romãntica. 'Apesar De Você' um samba contagiante que virou hino nacional em 1971 despertando cidades pequenas e fazendo as grandes capitais ferver. A voz de Gonzaguinha inúmeras vezes denunciou e fez não só o seu próprio coração sangrar mas,  provocou um infarto fulminante que despertou o povo brasileiro cansado de tanta traição: "Não Dá Mais Pra Segurar (Explode Coração)".    
                          images?q=tbn:ANd9GcSY7RszQvxSYIolLQg_4EJwdsxMgZ-6tWY7foAzsgO5_nFg4Yqp
Canções assim, cujos criadores tinham espírito democrático e desejavam cantar aos  quatro cantos a liberdade absoluta tão cobiçada. Chico Buarque, Gonzaguinha, Ivan Lins e muitos outros conseguiram driblar a Polícia Federal que cuidava pessoalmente da censura no que se referia à música, livros, TV, cinema, teatro, jornais, educação escolar, etc etc etc. A cantoria revelava uma vontade louca de acabar com o sufoco generalizado e recomeçar do zero assim como Chico Buarque manifesta no samba 'Amanhã Vai Ser Outro Dia'. 
                images?q=tbn:ANd9GcSilvOavPK1BpoO5tyT9UkvORokLOHkZ4cHB9SiByQmT1ABxddJFg
Ler é sinônimo de educação, assim como é de cultura. A música também é responsável na educação de um povo. Desde criança aprendemos lições primordiais através da música. Quem não se lembra que o fundamental para ser feliz aprendemos na canção 'Um Dia Uma Criança Me Parou'? Mas, os militares dos anos '60 e '70 se mostravam sem sensibilidade e deixavam a ignorância brotar brutalmente, ficava difícil algum homem de farda sentir algo ou até mesmo decifrar o que tinha por de trás dos versos das canções. E assim a Censura deixou passar muitas canções. Um bloco carnavalesco sutilmente mascarado e alegre  não levantou nem poeira, muito menos nenhuma suspeita, deixando a Polícia Federal distraída, permitindo o bloco inteiro do Sanatório Geral passar com seu formoso puxador dos olhos verdes da cor da esperança que prevalece na bandeira nacional.  

Naqueles dias, tínhamos que ouvir entre os versos cantados, sentir o florir da verdade na pele e não tinha como não sentir a dor e se arrepiar. As vezes, até chorar. Como segurar lágrimas quando arrancam um pedaço de você? Quando um filho é torturado, ou fazem ele sumir como aconteceu com o Stuart Jones, filho de Zuzu Angel, e muitos outros cidadãos que sonhavam com um país das maravilhas, sem ditadura militar e censura. Pessoas que lutavam pelos seus direitos simplesmente foram dadas como desaparecidas pelas autoridades.

Teve quem ouviu 'Pedaço De Mim' mas,  não entendeu. Teve também quem ouviu e preferiu se silenciar. Teve quem ouviu e achou que não havia nenhuma mensagem política. 'Apesar De Você' e muitas outras canções também tinham tudo a ver com o momento mas muitos simplesmente fecharam seus olhos e calaram a voz por que a vida era assim. 

Não havia muita escolha. A gente ouvia, lia e assistia aquilo que a Polícia Federal permitia. Não havia direito algum que permitisse questionar isto ou aquilo. A rebeldia significava cadeia, tortura e até morte. Segundo o próprio Jânio Quadros, "Mais vale um covarde vivo do que um heroi morto". O mesmo preferiu renunciar. Cedeu ao poder militar e morreu trinta e um anos mais tarde.

Parece banal hoje pensar que pouco mais de meio século atrás Geraldo Vandré, um brasileiro de trinta e três anos de João Pessoa pudesse ser preso, torturado e exilado por compor e cantar uma canção cujo título é: 'Pra Não Dizer Que Falei Das Flores' e querer continuar a criar canções que falavam de liberdade. Lamentávelmente,  é a mais triste verdade.

images?q=tbn:ANd9GcR5vuYcrB7SEl0UwoyxxQecBsXdL1QCIbiQnNwlU_fzECkG70DiVg

Mas nada dura para sempre, certo? A ditadura vira história em 1985 mas, a MPB entra nos anos ´80 com a censura um bocado livre, leve e solta. Não faltam suingue, nem balanço mas, o som que prevalece é o dance music. Não se fala mais naquela maldita angústia guardada no lado esquerdo do peito, nem da repressão. Não é preciso se safar da censura que ficou de boa com o mundo das artes.

A banda Brylho de Cláudio Zoli arrebenta com 'Noite do Prazer' em 1983 mas antes, bem antes, embarcamos sem receio com a Rita Lee num delírio nacional. A debochada Mãe do Rock Brasileiro pede doce e românticamente: "Me deixa de quatro no quarto, me enche de amor!" Uai! Cadê a censura? Nenhumazinha!? Nem o próprio povo a censura e assim uma nação inteira dança sem parar ao som da ruiva que um dia foi ovelha negra.

Somos convidados a lançar perfume descaradamente além de tomar um delicioso banho de espuma sem sentir culpa nenhuma. Quem aproveitou o embalo para lavar a alma atordoada e quebrar o silêncio na certa dançou e cantou deliciosamente naquele verão contagiante de 1980/81. Se quiser um replayzinho básico basta resgatar  o LP 'Lança Perfume' de Rita Lee e se esbaldar até se acabar. Eu mesma fiz a viagem essa manhã e confesso que voltei a me sentir uma verdadeira Dancing Queen!


                               2Q==  
Me cansei de lero-lero

Dá licença, mas eu vou sair do sério
Quero mais SAÚDE
Me cansei de escutar opiniões
De como ter um mundo melhor

Mas ninguém sai de cima,
Nesse chove-não-molha

Eu sei que agora eu vou é cuidar mais de mim!
(Rita Lee & Robert de Carvalho, 1981)


Feliz 2014!
E que o seu Ano Novo traga muita saúde! Pra dar e vender! E que ele seja muito inspirador a todos nós!
Um beijo,
Calada.Eu (Patricia)

               
images?q=tbn:ANd9GcSfe_3K7gZ7UZi9Dyst9fDW26UUX0XE9j_tpJKppR3HtRZwPbGzjw
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 26/12/2013
Reeditado em 27/12/2013
Código do texto: T4626302
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.