2013/2014

Olá meus 23 fiéis leitores e demais 36 que passam por aqui de visita quando a vontade bate e é maior do que a preguiça. Foi um grande ano ano 2013. 3654 dias! 53 crônicas escritas, incluindo esta. Uau, escrever é reproduzir-se, escrever é viver!

Nesta última crônica de 2013, na última sexta-feira do ano, chego exatamente na hora marcada: 17h19min. Adoro pontualidade, adoro acertar em cheio, tipo um cruzamento no segundo pau na cabeça do centroavante, tipo um lançamento que o deixe na cara do gol ou tipo um falta cobrada na gaveta, como o Ronaldinho Gaúcho do Atlético Mineiro faz.

Eu disse na crônica passada que faria prognósticos hoje, traçaria perspectivas e prospectivas. Mas talvez isso tudo ficaria melhor na primeira crônica de 2014, não é mesmo? Concordam? Concordam! Pronto, decidido então, farei isso na semana que vem. Bota cronista democrático eu né?

Então tá, vamos inovar e fazer o óbvio hoje, ou seja, uma boa e velha retrospectiva de 2013, olhando para trás por puro deleite nostálgico. O que aconteceu em 2013 para eu falar aqui?

Vi que na minha primeira crônica desse ano, dia 3 de janeiro, eu estava acompanhando no site do IG a disputa para ver qual famosa os internautas e onanistas queriam ver pelada nesse ano, numa disputa voto a voto entre a Isis Valverde e a Débora Nascimento. Ganhou a segunda. Acho que nenhuma delas saiu pela numa revista esse ano né? Se não, concluo que o IG não é um site muito influente entre as famosas e os internautas ficaram na mão, ou melhor, a ver navios.

Ah, na minha segunda crônica eu fiz um Jogo dos Sete a pedido da Helena Terrível e da Simone Moreira! Calma, não se preocupem, não vou repassar aqui todas as minhas 53 crônicas de 2013, não sou sádico.

Iniciei o ano escrevendo uma pequena série chamada "crônicas de praia". Aliás, a primeira crônica de 2013 fiz direto da praia, e em 2014, no dia 4, a minha primeira crônica vai ser novamente escrita de lá (Original isso né, escrever crônica em janeiro direto da praia... A diferença é que não vou estar de férias em janeiro ano que vem, vou escrever durante uma "escapadinha" litorânea)

Depois, passando pela Luiza Brunet (no bom sentido - ou no "mau", pois "passar" no "bom" sentido seria justamente "passar" no que se convencionou char de "mau" sentido não sei porque motivo, já que esse "mau" sentido é muito bom), vi que no inverno estava escrevendo uma série de crônicas sobre os movimentos sociais que sacudiram o país em junho.

Talvez a grande marca de 2013 para a história, em termos de Brasil, seja esses movimentos de junho mesmo, que eu participei e relatei para vocês, da perspectiva daqui da minha aldeia.

Depois eu fiquei meio deprê e não escrevi muita coisa assim, digna de nota, só o mesmo bate papo de sempre, o mesmo cafezinho literário, a mesma crônica leve e descompromissada, todavia comprometida com meus colegas de Recanto. Nada que possa se candidatar a ficar para a posteridade, mas que cumpriu seu papel no presente que, sabemos, é onde se vive (e se escreve) de fato.

Pronto, era isso que eu tinha a falar sobre 2013 numa retrospectiva bacamartiana. Poderia falar de outras coisas, sobre a morte do Mandela, por exemplo, mas isso a grande imprensa já faz bem melhor do que eu. Assim, prefiro me ater a minhas crônicas mesmo, que é do que posso falar melhor e de um ponto de vista particular e original.

Então tá pessoal, adorei passar mais um ano aqui com vocês, toda sexta.

Saúde, amor e paz em 2014 pra todo mundo!

------------

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Em 2014 talvez eu dê um jeito nisso... Mas acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 18 de outubro.)

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 27/12/2013
Reeditado em 27/12/2013
Código do texto: T4627385
Classificação de conteúdo: seguro