DIREITA OU ESQUERDA?_ NO CAMINHO DO MEIO E DAÍ?

A guerra de opiniões contemporânea protagonizada pela clássica guerra ideológica direita vs esquerda sempre termina em ataques mútuos de termos chulos.É um demonizando o outro. Ambos extremos são céticos em relação ao caminho do meio: ou você é de esquerda ou você é de direita. No entanto, continuo afirmando que não sou de nenhum extremo porque vejo erros e acertos. Decência e descompustura nos dois lados. Entretanto, penso que o maior erro é polarização das ideias que termina com a expressiva máxima dos protestos desse ano: fulano me representa. Fulano não me representa. A evidência se mostra nos adjetivos "olavetes", "esquerdopatas", "ghiraldelis" e por ai vai. Essa subserviência de opinião é nociva , pelo simples fato de que todo ser humano é ambivalente, e que portanto, não podemos criar a expectativa de uma pessoa especifica esteja 100% das vezes em nossa linha de raciocínio. Dizer que fulano me representa, significa engolir tudo que essa pessoa disser cegamente. Da mesma forma dizer que sou esquerdista ou da extrema direita significa aceitar todos os ideais que essas ideologias defendem sem questionamento ou duvida. Esse comportamento enfraquece o debate e aumenta o lastro de segregação.

O debate é saudável e natural. Mas o que a extrema direita e a extrema esquerda deve aprender é que o debate termina quando começa a desumanização, o ódio, a deslealdade e toda sorte de destruição mutua.

____Fábio junio almeida prates____