O Que me Desagrada no Ano Novo.


Para mim, a passagem do dia 31 de dezembro para 1 de janeiro é apenas uma data simbólica, perdida nos trilhos do tempo. Nada começa ou termina ali naquele vão. Mesmo assim, ela serve como reavaliação da vida e reflexão para mudar e melhorar (embora a maioria das resoluções de ano novo raramente sobrevivam ao dia 2 de janeiro).

Mas algumas coisas irritam-me profundamente nestas épocas; há sempre aquelas pessoas que nos ignoram a maior parte do ano, e até passam por nós sem sequer cumprimentar-nos; mas nos dias que antecedem o ano novo, elas fazem questão de parar-nos na rua e desfiar seus infindáveis votos de um ano novo de paz, amor, saúde, prosperidade, etc, etc... como se aquele momento fosse consertar tudo o que ficou para trás.

Também detesto os fogos de artifício. Não gosto daquela parafernália barulhenta, perigosa  e cegante, que queima milhões que poderiam estar sendo usados para alimentar pessoas. Sem falar no mal que os fogos causam aos animais - cães e pássaros, principalmente. Os cães tem ouvidos muito sensíveis, e durante a queima de fogos, eles ficam ofegantes e trêmulos. Alguns perdem o rumo, e põe-se a correr pela rua, arriscando-se a ser atropelados ou maltratados por bêbados e vândalos. Nunca me esqueço do relato de uma pessoa que, ao ir para casa de madrugada após as comemorações de ano novo, pegou um grupo de rapazes maltratando um cão. Eles o tinham pintado com tinta branca. Ela parou o carro, e eles correram. O animal estava apavorado. Outros acabam seriamente feridos ao tentar pular portões e cercas.

As aves saem da segurança de seus ninhos à noite, e sem enxergar, voam sem direção, podendo ser atingidas pelos fogos. E quando terminam as 'comemorações,' ficamos, por vários dias, sujeitos àqueles sustos causados pelas explosões esporádicas dos fogos que sobraram.

Também detesto as pessoas que se embebedam no ano novo, tornando-se inconvenientes; nada mais chato do que ser abordada por uma delas em uma festa; os que bebem regularmente quase nunca apresentam este comportamento irritante, que é demonstrado pelos beberrões esporádicos que vem nos abraçar com aquele bafo insuportável de cachaça, suados, falando alto em nossos ouvidos ou em cima do nosso rosto. Sem contar os que saem dirigindo por aí, ferindo e matando outras pessoas.

Ah, e as promessas de ano novo: "Vou fazer dieta," "Vou passar mais tempo com a família," "Vou cuidar da saúde," "Vou parar de fumar,"  "Vou, vou, vou..." E não vamos nada! O ano passa, e permanecemos os mesmos, cultivando os mesmos maus hábitos, comendo demais, sendo sedentários, e acima de tudo, cretinos. E eu me incluo em alguns destes ítens. 

Mas mesmo assim, não consigo deixar de pensar nas pessoas que eu gosto e que foram importantes para mim durante o ano. Afinal, como eu disse no início desta crônica, esta também é uma época para reflexões. E de repente, eu mesma me vejo retribuindo os votos de um ano feliz, e desejando a todos saúde, prosperidade, felicidade, paz, etc, etc...

Por isso mesmo, desejo a todos um Feliz 2014, cheio de paz, amor, saúde, prosperidade, etc, etc...


Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 30/12/2013
Reeditado em 30/12/2013
Código do texto: T4630388
Classificação de conteúdo: seguro