MEU DESEJO SECRETO PARA 2014

No último domingo assisti a uma reportagem no Esporte Espetacular da Globo sobre um professor de Jiu-Jítsu que, através de sua arte, ajuda pessoas com dificuldade de locomoção. A matéria mostrava quatro alunos que ele tinha acolhido, dois deles não andavam antes de começarem a praticar o esporte sob sua orientação. E o melhor de tudo isso, de graça. Fiquei emocionado ao ver a alegria de cada um fazendo movimentos que tinham certeza que jamais fariam. Um deles se tornou medalhista paraolímpico. Impressionante a felicidade nos seus rostos. Todos eles se tornaram diferentes após o encontro com o mestre. Descobriram-se capazes, ganharam confiança e qualidade de vida.

Pensei naquele professor de artes marciais e chorei. Como eu queria ser assim. Não com relação a sua faixa preta, não tenho vocação para isso, mas no que diz respeito a fazer bem as pessoas. Ver pessoas felizes, ajudá-las a mudar de vida, a levantar a cabeça e superarem seus traumas, recomeçarem suas histórias, reescreverem suas vidas de forma mais bonita. Não existe nada que me empolgue mais. Quero participar desses processos na vida daqueles que precisam de alguém de carne e osso para lhe emprestarem alguma força e uma mãozinha de ajuda. É tudo o que eu queria na vida. Não sou faixa preta de nenhuma arte marcial, mas sou pastor e psicanalista, acho que posso contribuir também para fazer a vida de alguém andar, de experimentarem novos movimentos, de acreditarem mais em si próprios.

Voluntariamente, atendo pessoas há anos e é indescritível a sensação de dar alta a um paciente. Não sei quem fica mais feliz, se eu ou ele. Minha sala está disponível para quem precisar.

Não lembro mais o nome do professor de Jiu-Jítsu, pensei em ir atrás para mencionar aqui, mas desisti, na esperança que meu nome também fique esquecido, mas que permaneça algum bem que eu poder produzir nesta vida.

Nesse novo ano é o meu projeto, minha esperança e meu desafio. Que assim me ajude Deus.

Por favor, não comente esse texto, não fale comigo sobre o mesmo. Guarde para você suas percepções desta leitura. Neste caso, seu silêncio me fará tão bem como, porventura, este texto possa fazer para você.

FELIZ 2014.