Nelson Mandela looks out former prison cell

"A música é uma benção grandiosa.
 Ela tem o poder de nos elevar e libertar. Ela nos liberta para sonhar."

                         -  
Nelson Mandela


É incrível como uma canção consegue dar a volta ao mundo, cruzar e romper fronteiras, fazer milhões de pessoas tomarem conhecimento de um grande amor, o nascimento de um filho, um ideal, um ato de violência, injustiça social, etc.

Muitos pensam que "I Just Called To Say I Love You" do Stevie Wonder é uma declaração de amor ou uma canção especialmente escrita para a trilha sonora do filme 'Lady In Red', mas na noite do 57° Oscar Awards, Stievie Wonder subiu ao palco para receber a premiação por Melhor Canção Original (1984) e dedicou sua canção ao Nelson Mandela.

Por mais de vinte e sete anos Mandela ficou preso e durante todo esse tempo era permitido apenas uma visita por trinta minutos a cada ano e só podia escrever e receber uma carta a cada seis meses. Mandela era proibido de ouvir qualquer notícia ou música pelo rádio, mas a cada anoitecer, ele mesmo soltava sua voz acalantando sua dor e a dos demais prisioneiros fazendo com que brotasse a paz e esperança necessária para sobreviver para mais um dia.

Mal ele desconfiava do tamanho, ou até mesmo da importância do poder verdadeiro da cantoria em sua vida. Nem o quanto a sua própria pessoa e ideais inspiravam artistas musicais como Bob Marley, Miles Davis, Carlos Santana, Bono Vox, Sting, Jimmy Cliff, Paul McCartney, Gilberto Gil, etc etc etc

De acordo com o Play List do Google, são mais de cem tributos ao Mandela, a fígura mais homenageada no mundo musical de todos os tempos.
 
Naquela noite, quando Stevie Wonder fazia seu discurso por ter ganho o Oscar de Melhor Canção, revelou ao mundo que dedicava sua canção ao Nelson Mandela e ao tomar conhecimento do fato logo no dia seguinte, o governo da África do Sul proibiu sua execução nas rádios.  
Na canção 'I Just Called ...' Stevie Wonder canta melancolicamente a não existência das datas comemorativas, começando pelo Primeiro Dia do Ano Novo. Fala dos distintos encantos e características de cada estação do ano que deixam de existir, além das tradições que passam a não ter nenhum sentido simplesmente porque alguém muito especial está ausente, impossibilitado de participar de toda alegria que o mundo inteiro comemora.

'I Just Called ...' é a canção mais popular de Stevie Wonder porém críticos a menosprezam pela letra simples e a melodia repetitiva. Eu, pessoalmente, em 1984, achei a música bem 'catchy' (fácil de pegar; que gruda no ouvido) e com certeza, por estar apaixonada, ela não saía da minha cabeça.

Mas, depois de saber a história
por detrás de 'I Just Called To Say I Love You" passei a ouvir a canção com outros ouvidos e a cantá-la com outro espírito, com outro tom. 

Muitos outros artistas fizeram composições inspiradas em Nelson Mandela, protestando, falando das injustiças e o preconceito racial mas, com certeza 'I Just Called To Say I Love You' alcançou os quatro cantos do mundo simplesmente porque fala de amor e não em guerra.

 

Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 07/01/2014
Reeditado em 06/06/2022
Código do texto: T4639591
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.