INCONSTÂNCIA (CRÔNICA)
 
 
 
Quando crianças éramos todos inconstantes. Não por volubilidade ou falta de caráter, mas por mera insegurança. Há sessenta anos não era como hoje. Não existia tanta maldade e vontade de revide.
Pessoas assim inconstantes hoje em dia são taxadas como bipolar qual seja: de temperamentos diferentes em curto espaço de tempo. Suas atitudes mudam a toa.
Uma hora está de bom humor, calma, amorosa, transigente, aceitando tudo passivamente e de repente, do nada se transforma, tornando-se ás vezes até agressiva.
Tenho observado o relacionamento de jovens casais e vejo que isso acontece com mais frequência do que o nosso mau humor de criança na fase estudantil.
A inconstância nos dias de hoje não é mera insegurança pela inocência, mas sim, pela falta de fé em Deus, falta de amor ao próximo e em si mesmo. O homem diz que acredita em Deus, entretanto só recorre a Ele para pedir ajuda nos momentos de desespero. Quando está no bem bom, nem lembra que Deus existe.
Não seja inconstante. Não seja bipolar. Recolha-se e ore para agradecer tudo o que você já recebeu do Pai Criador. Peça em favor dos nossos irmãos menos favorecidos.
São muitos os que perambulam pelas ruas sem ter um lar, uma tapera ainda que sem cama para onde ir e nem voltar, que dirá um pedaço de pão amanhecido para saciar o seu estômago vazio aos gritos. Lembre-se que fora da caridade o bem inexiste.
Nós que estamos protegidos do sol quente escaldante ou do frio, que podemos inclusive escolher o que é que vamos comer no café da manhã, no almoço e no jantar muitas vezes esquecemos-nos desses irmãozinhos malogrados pela sorte ou pela sua provação.
É por isso que em alguns casos, na interpretação do homem, segundo o novo e o velho testamento e o evangelho é que se diz: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.
Ser bom, compreensivo, mão aberta e caridoso para com quem já tem o bastante ou o mínimo necessário é tarefa muito fácil. Difícil é ajudar a quem não nos pode retribuir nunca.
Pense nisso e não deixe a inconstância roubar o seu amor. Seja todo amor e caridoso sempre.
CONCLUSÃO:
Na minha cidade natal, São Sebastião, localizada no litoral norte do estado de São Paulo, aprendi com os meus pais que se as pessoas ricas dividem com os pobres uma migalha do que tem, nós que nada temos podemos dividir com aqueles que nada tem um pedacinho do nosso pão. Isso já é uma grande coisa para os olhos de Deus.