O CAPETA E O SANTO

Altino e Dirceu são filhos da mesma mãe e do mesmo pai.

Desde a infância, embora com a mesma educação familiar, a mesma escola, os mesmos brinquedos e livros, o mesmo apetite, um era o capeta. O outro, o santo.

Os pais não se atreveram a aumentar a prole diante do que viam.

Altino botava fogo no rabo do gato, era briguento, dizia palavrão, torcia o pescoço das galinhas, chutava o porco, dava um jeito e olhava as calcinhas das meninas na escola, não fazia o trabalho de casa que a professora passava, tirava dez sem estudar. Era o capeta.

Dirceu ajudava na missa, era ordeiro, calmo, respeitava os mais velhos, cuidava dos passarinhos, fazia o trabalho de casa, estudava todos os dias, tirava oito. Era o santo.

Na adolescência e idade adulta, Altino se drogava, fazia gestos obscenos, cuspia nos velhos, roubava dinheiro do avô, batia nas prostitutas, tomava o dinheiro delas, se esfregava nas mulheres, pichava as marquises; terminou o segundo grau, à noite, com nota dez. Era o capeta.

Dirceu tranqüilo, cordato, pouco saía, fazia um serviço comunitário, estudava demais, terminou o segundo grau com nota cinco. Fez um curso de Técnico de Manutenção Mecânica e casou com a prima Judite. Era o santo e se encheu de filhos e dívidas.

Os anos passaram.

Dirceu segue sua vida modesta ao lado da Judite, filhos e netos. Sem casa própria, sem emprego fixo. É o santo.

Altino casou e descasou dez vezes, gosta de sinuca e do carteado, se meteu em esquemas de corrupção. Falante e conquistador se elegeu Deputado Federal, sentiu que esse é o seu meio. É o capeta.

Mas como? Como pode ser? Dois irmãos: um é santo e o outro é o capeta.

-- Hereditariedade, meu amigo-- atestou o Dr. Arlindo.

E acrescentou:

-- Pode procurar lá atrás, um avô, bisavó, sei lá... Pode procurar.

E com a ajuda da dona Conceição que beirava os 100 anos, familiares curiosos souberam que o ancestral-capeta era o bisavô materno; a velhinha, com voz pausada e alguns lapsos de memória, contou horrores. Assim quem escutou tudo, concluiu que, em matéria de "vida torta", o Altino é uma versão mais suave do bisavô, como se fosse uma melhoria na descendência ao longo dos anos.

Elysio Lugarinho Netto
Enviado por Elysio Lugarinho Netto em 25/04/2007
Reeditado em 18/09/2008
Código do texto: T464119
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.