ASSIM CAMINHAM OS EUA...
 
Essa nevasca que cai nos Estados Unidos lá do Norte,nunca registrada nem no século XIX,quando nem havia coleta de dados sobre o fenômeno, deixa os irmãos do norte em situação bem difícil em vários aspectos.
Assim,se atinge metade do país,com temperaturas dos pólos,com a inversão dos ventos que ninguém explica direito,mas certamente é conseqüência do chamado “aquecimento global”,até o presente morreram 25 pessoas e ao que se vê é impossível transitar nas ruas,calçadas e avenidas de qualquer cidade.Lá aprendi que o dono da calçada é obrigado a jogar sal diante do estabelecimento,pois,qualquer acidente responde criminal e civilmente. Haja sal,na terra da “globalização”...
Se se dizia antigamente que São Paulo “não podia parar”, ainda a expressão é válida ao pessoal do norte,pois metade do país está tomado por imensa neve de mais de 40 centímetros nas ruas e avenidas,cobrindo os carros,impedindo o trânsito,as escolas em todos os níveis não abriram e ao que parece -ao menos,temporariamente, os EUA estão mais para o inverno glacial da Rússia. Enquanto o Brasil,com o Rio de Janeiro,e o litoral leste com sensação térmica- insuportável- de 50 graus centigrados- onde o gelo virou produto de primeira necessidade...
De R$ 15,00 o saco com gelo,entregue pelos caminhões lá no Rio o preço passou a R$ 50,00 e “durma com um barulho desse”, quero dizer calor...pois, as lojas do gênero acabaram os estoques de aparelhos de ar condicionados e o prosaico ventilador. O pessoal está “ferrado”. Amém,nois tudo.
A economia norte-americana,em fase de recuperação, quedou-se inerme diante do fenômeno da terra do papai Noel e certamente a vida vai encarecer um pouco lá pelas terras do Tio Sam.A agricultura sofreu um golpe e até a energia é excassa.Calamidade.
Por outro lado, o nosso presidente do norte, OBAMA não conseguiu no ano entrante emplacar o OBAMACARE e tudo leva a crer que esse segundo mandato não seja com grande popularidade e não conseguirá emplacar seu candidato democrata- seja lá quem for- para a sucessão na Casa Branca.Os republicados que acreditam em Papai Noel,que acham o papa Francisco um “marxista”, e não acreditam em sua maioria no processo evolutivo de Darwin...estão mais com Adão e Eva do que para o primeiro presidente negro da história lá do Norte.Uma pena...Segundo recente estatística que me chegou às mãos.
Como ninguém sabe ao certo quem pintou a Casa Branca, sabe-se com certeza,em Washington, que a neve já fez o seu trabalho com gratuidade...mas a duras penas!!
Os aviões não voam porque a neve toma conta desses pássaros de metal e não são feitos à prova de neve.Embora a tecnologia e parafernálias estão muito adiantadas,por lá. Ninguém dormiu no aeroporto.As máquinas já não suportam limpar as pistas de pouso e decolagem.O mesmo seus infelizes condutores...é o mesmo que pregar no deserto!!!
Lembro-me bem, quando saí,há anos, de Nova Iorque com destino ao Brasil, via VARIG (saudades) a situação de neve no aeroporto John F.Kennedy era menos grave que a atual,mas, nevava muito também e o aeroporto fechava,de vez em quando...o fenômeno é incontrolável. O simpático comandante Sabatini...(onde estaria o  Sabatini, hoje??), pelo alto- falante disse: “O aeroporto J.F.Kennedy acaba de ser fechado.Nossa aeronave foi a última que levantou vôo”... Respiramos aliviados...Era a volta ao Brasil, aqui e agora.Hoje, com 40 graus em Copacabana e mais “garotas de Ipanema” de que exaltava o poeta e compositor Vinicius de Morais. Vinicius tinha razão... muita razão. Beleza pura,para quem gosta!!!