Por que a Beleza importa?

WHY BEAUTY MATTERS

Endereço eletrônico do documentário legendado: www.vimeo.com/55990936

Um dos mais expressivos documentários que eu assisti nos últimos anos. Merece a dedicação de tempo para que seja integralmente assistido.

Dentre as manifestações da beleza expressas no vídeo, na condição de poeta e formado em Licenciatura em Letras, enfatizo a vertente da beleza da linguagem tecnicamente correta, semanticamente rica, virtuosamente elaborada e encantadoramente artística, mas idealisticamente contundente, especialmente enquanto arte literária, além disso, pondero sobre o valor da linguagem coloquial, a qual, no meu entendimento, merece decoro, classe e servir de modelo de expressão, amplificando a missão dos professores de português, guardiões da linguagem, mesmo em paradigma social torpe e degenerador da linguagem, tanto na seara midiática, como nas questionáveis manifestações artísticas contemporâneas tupiniquins, mais especificamente em letras de músicas que fazem apologia à degradação de modos e bons costumes, por exemplo, trilhas sonoras de bailes funk (estes tantas vezes vetores do narcotráfico), ou aquelas sertanejas (instrumentos sutis da indústria de bebidas) incentivadoras do consumismo de álcool e hábitos lascivos ao estilo de Sodoma, com delineios de Apocalipse, antagônicos ao bom proceder em um Estado que, embora laico, tem arraigada nos cidadãos a predominante crença no Verbo bíblico e em seus desdobramentos.

De modo análogo à abordagem do documentário sobre a beleza na arquitetura, nas obras de arte, nas pinturas, nas músicas et cetera, enfatizo o poder da linguagem que transcende e a riqueza lexical de um idioma como o Português, cuja aplicação vocabular formal ou coloquial deve dignificar a vastidão abarcada por dicionários e irradiar a preciosa herança cultural que toda nação que se pretende desenvolvida costuma zelar.

Do ponto de vista sociolinguístico, considerando que a língua é dinâmica e inexoravelmente mutável, quando a lingua materna de um povo é degenerada e subvalorizada, a cultura de uma nação é empobrecida e os bons costumes declinam; portanto, a língua é fruto social e reflexo de um povo, até mesmo retrato de época, e a história está a nos fornecer subsídios persuasivos.

AUGUSTO MATOS

Augusto Matos
Enviado por Augusto Matos em 09/01/2014
Reeditado em 09/01/2014
Código do texto: T4642262
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.