Calendário Baca 2014: curiosidades

Olá meus 23 fiéis leitores e demais 36 de uma passadinha de vez em quando. Eis-me aqui, 2 minutos atrasado. É que choveu muito aqui em Charky City e faltou luz na Lan bem na hora de eu publicar. Acontece, embora tenha sido a primeira vez comigo.

Hoje, como anunciado, vou fazer a segunda crônica tradicional deste Bacamarte de todo o início de ano, sobre as curiosidades do calendário, no caso, de 2014.

Buenas, como eu dizia na semana passada, serão 52 sextas-feiras, logo, 52 crônicas no ano, fora as crônicas bônus que eu faço às vezes.

De início, duas curiosidades que vocês não devem ter reparado ao olhar o calendário: 2014 começou numa quarta e terminará numa quarta. Isso mesmo, o ano tem o final "4" e começou e terminará numa "quarta".

E teremos só uma Sexta-feira 13 em 2014, sabiam? Será em Junho (Mas não se preocupem os supersticiosos, o Brasil não tem jogo pela Copa nessa data). Logo, claro, teremos uma crônica especial nesse dia, único e exclusivo, ainda mais por ser justo o dia do aniversário deste Bacamarte!

E outra curiosidade, a propósito: somente em Junho teremos os dias da semana em perfeita sintonia numérica com os dias do mês. Dom 1, Seg 2, Ter 3, Quar 4, etc. Junho será um mês numericamente peculiar em 2014!

Já o nosso número, o 23, também somente ocorrerá numa sexta, em Maio. Outra crônica tri especial na data, lógico. E, decorrente disso, no mesmo mês, teremos a única terça-feira 13 do ano. E vocês sabem que, aqui, a Terça13 também tem vez, e teremos uma crônica bônus nessa data, única e exclusivamente aqui neste espaço bacamartiano.

Aliás, será a única semana no ano em que os dias da semana e do mês terão a seguinte similaridade numérica: Segunda 12, Terça 13, Quarta 14, etc.

E antes que vocês obviamente perguntem, eu já respondo: somente em Setembro e Dezembro teremos Seg 22, Ter 23, Qua 24, etc. E novamente antes que vocês perguntem, respondo: sim, talvez eu faça crônica bônus nas terças 23 de Setembro e Dezembro. Talvez (embora na terça 23 de Setembro, início da Primavera, eu certamente não vá deixar passar em branco, por ser justamente a Estação das Cores). Mas para as terças 30 que só vão ocorrer também nesses meses, não.

E atentem para o seguinte: a soma dos números que compõe o ano de 2014 é 7. E se dividirmos o final 14 pelo primeiro número, 2, também temos 7. Logo, dia 07.07.2014 será um dia numericamente 'tudo a ver". Possível crônica bônus também nesse dia.

Em Agosto temos não uma curiosidade, mas sim uma convergência especial para nós: o nosso aniversário de publicação de crônicas aqui no Recanto das Letras acontece justamente numa sexta-feira, da mesma forma que em 2011: 01 de Agosto!

Era isso pessoal. Um grande abraço para todos.

------------

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né.)

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 10/01/2014
Reeditado em 10/01/2014
Código do texto: T4644383
Classificação de conteúdo: seguro