175 – BENDITOS SEJAM OS AMIGOS...

Hoje eu amanheci com saudades de um grande amigo, ele anda sumido, distante, mas é inesquecível, tem sempre a solução correta para os meus mais complicados problemas, sabe usar as palavras certas em meus momentos mais incertos, ouve-me pacientemente, sem fazer cara de espanto ou de dó quando estou relatando as minhas dificuldades, o meu medo e as minhas fraquezas, com a calmaria e a profundeza dos grandes lagos, serenamente ele me escuta e quando emite a sua opinião, diz abertamente, sem entreveros ou cacoetes, fala de uma maneira clara como um dia de sol, expondo tudo o que pensa, tudo o que sente, e conclui o seu pensamento sempre com uma pitada de esperança!

Este amigo, este meu grande amigo na realidade não existe, e nem poderia existir um ser tão perfeito assim, mas é imaginado e sentido, nas profundezas do meu pensamento eu ouço os seus conselhos e as suas críticas, mas nos dias atuais ele anda um tanto distante de mim, alguma coisa que eu fiz o deixou contrariado, parece que ficou decepcionado com o meu proceder, com a minha maneira de ser, mas sou mesmo assim, um monte de qualidades se contrapondo a um monte de defeitos, e neste tênue equilíbrio, meu ser se encontra e se desencontra!

Na ausência deste grande amigo, volto a conviver com meus amigos reais, aqueles possuidores de tantas qualidades boas e ruins, tenho um amigo que só fala mal dos outros, vê somente os defeitos...

Tem outro que só conta vantagens, que se vangloria colocando-se acima de todos...

Agora este é humilde, alias se faz de humilde, mas que quando contrariado, nada responde, e passa a se comportar de uma maneira completamente estranha e diferente, emburra, soturno...

Aquele outro amigo é visualmente diferenciado, se destaca, vive a comentar os trajes das pessoas, é encafifado com a moda, se acha dono da festa, pois se esmera tanto no vestir que das vezes exagera, pavoneia...

Agora esse outro vive a corrigir os meus erros de português, e sem ser solicitado, oferecidamente ele da aula de verbos, concordâncias, gramática, chega a ser insuportável, mas em nome da boa amizade vamos relevando-o, das vezes cometo a imprudência de agradecer a sua opinião, isto o encoraja ainda mais a se mostrar como é culto e entendido na língua pátria!

São tantos os meus amigos, e são tantas as suas boas qualidades, como são tantos os seus defeitos, que tudo isto me deixa encabulado e perplexo, o que será que esses amigos falam e pensam a meu respeito?

Na certa uns me elogiam, outros criticam negativamente, alguns até me ignoram, mas a vida tem dessas coisas, e são estas coisas que vão nos ensinando a viver, são estas coisas que vão balizando o nosso comportamento e a nossa maneira de ser...

Benditos sejam estes amigos com suas qualidades e seus defeitos... Iguais a mim...

Magnu Max Bomfim
Enviado por Magnu Max Bomfim em 11/01/2014
Código do texto: T4645551
Classificação de conteúdo: seguro