A CRÍTICA

Literatura – como toda arte – é um alvo a expor seu objeto: a obra. Universal, da criação a arte vive. À sombra da observação não sobrevive a obra. Esta, bem ou mal, só aparece à luz da crítica.

Crítica não é mero comentário a que se impõe o bom ou mau gosto. O critério para a crítica (positiva ou negativa) reside na fundamentação. Gostar ou desgostar não exige conhecimento; implica sensibilidade e afinidade. Pode-se dizer o porquê de gostar-se ou não de alguém ou de algo, mas a razão não exige isso. Gosta-se e pronto.

Criticar implica razão de que dependem os fundamentos. O verbo gostar se completa com um objeto que, mesmo indireto, é convincente e compreensível. Criticar exige o porquê ou argumento pelo qual se justifica uma tese, defendendo-a ou não.

O criador não deve se opor à crítica construtiva ou destrutiva, desde que fundamentada, relacionada à obra, e não ao autor.

Aludir aos aspectos morfossintáticos ou estilísticos de um texto requer comprovado conhecimento. Criticar é dar às observações positivas ou negativas a fundamentação cabível. À análise crítica de uma construção frasal ou de um parágrafo, fundamentam-se as impropriedades em ambos contidas.

Vale observar os equívocos que comprometem a qualidade de um texto quando o conhecimento capacita alguém para crítica positiva ou negativa, mas fundamentada. Não se meta a criticar um poema quem não lhe entendeu o conteúdo e nada sabe da forma. Não critique o soneto se, não lhe conhecendo a métrica, é incapaz de escandi-lo. Diga-se o mesmo da prosa. E para ambos, mais vale o comentário despretensioso do que a crítica sem sentido.

Comentar é emitir um pensamento com base na própria interpretação. E, por ser uma ideia pessoal, quase sempre se distancia do pensamento do autor. Criticar é dissertar uma tese e, para tal, com conhecimento, fundamentá-la.
LordHermilioWerther
Enviado por LordHermilioWerther em 14/01/2014
Reeditado em 14/01/2014
Código do texto: T4649354
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.