LUIZ, DANIEL E WANDA (LULA DIRCEU E DILMA)

(Repito pra sempre lembrar).

Dilma foi uma mineirinha que, aos 16 anos não era nem bonita nem feia. Óculos de fundo de garrafa, Classe média e estudante do Colégio Estadual Central de B.Hte. ninguém tão comum. Ninguém tão trivial. Em 1967, ainda estudante, já ensaiava seus primeiros passos rumo a atividades políticas-estudantis.

Dois anos depois, já na clandestinidade se tornou a guerrilheira Wanda, juntamente com Carlos Lamarca e Carlos Franklin, que viria a ser pai de sua única filha. Em 1969 o trio assaltou o cofre do então Governador paulista Adhemar de Barros, na casa de sua amante, no RJ. Este assalto rendeu aos guerrilheiros 2,5 milhões de dólares, sendo à época, o maior assalto terrorista da história. No mesmo ano o grupo realizou, com sucesso, diversas ações de roubo de armas do Exército. Por fim, em 1970 foi capturada e encarcerada por três anos em SP.

Zé Dirceu (codinome Daniel), também mineiro de Passa Quatro (MG), boa pinta, estudante de Direito e líder nacional da UNE, se envolveu com a política, sendo preso pela ditadura e deportado para o México em troca do sequestro do embaixador americano, Charles Burke Elbrich. No México, fez plástica e voltou clandestino ao Brasil.. Em 1980, nas asas da ANISTIA, criou o PT. Foi sua cabeça pensante e seu presidente até a década de 90. Mas a cabeça precisava de corpo. Então foram buscar no seio da classe operária um nome que encaixasse o nome(PT), PARTIDO DOS TRABALHADORES, embora nunca tivessem trabalhado.

Aí encontraram um sob medida. Com o perfil ideal, chamado Luiz. Nordestino, analfabeto e com MUITO carisma. Pronto, estava formado o TRIUNVIRATO para abocanhar o poder.

Luiz ficou 8 anos. Quando preparava o campo para o Dirceu (Daniel), veio a lama do mensalão, a casa caiu. Daniel trocou o sonho do Alvorada pela Papuda. E o poste Wanda virou pó e Lula, presidiário da Lava Jato. Hoje eu custo a acreditar que houve uma "presidenta" tão menor que o cargo. E para as gerações futuras, ficará a lembrança do trio, Zé Dirceu e Dilma e Lula como protagonistas das páginas mais negras de nossa história.

mf.