educadores e educandos crescendo juntos

PEDAGOGIA EDUCACIONAL

EDUCADORES E EDUCANDOS CRESCENDO JUNTOS

Três aspectos da educação

1 PESSOAL – 2 – SOCIAL - 3 – CULTURAL

1 – PESSOAL – O educando é uma pessoa e não uma coisa ou objeto. Ele é um sujeito dotado de atividade, personalidade e criatividade. Ele pensa e age seguindo a formação que vem obtendo desde a mais tenra idade. A educação deve promover, fazer com que o educando se autopromova. O educador não comunica a “verdade”, mas coloca o educando em condições de encontrar a resposta por si mesmo. Ante de tudo, a educação é uma autopromoção da personalidade do educando e do educador.

2 – SOCIAL – Seja como fato ou como objetivo. Em primeiro lugar o fato: A educação é um acontecimento eminentemente interpessoal e social, pois envolve pelos menos duas pessoas, educando e educador. Em segundo lugar, como objetivo, porque entre as finalidades primeiras a que a obra educativa se propõe está incluída a de fazer-nos conhecer os outros e hatibuar-nos a conviver com eles, em harmonia, para a realização de um bem superior comum a todos. A educação socializa o individual, pois a nossa vida pessoal explica-se em uma vida social. Certamente pode haver uma vida social que, no máximo, ignora ou sufoca a vida pessoal e é isto que deve ser evitado. O fim primeiro da educação é obtido agindo sobre cada sujeito e não sobre o grupo.

2 – CULTURAL – A educação transmite à pessoa os valores culturais elaborados pela humanidade, no decurso de gerações, transformando um ser inculto num ser que pode contribuir para o progresso da civilização na qual nasceu.

Estes três aspectos da educação são interagentes, visto que formar a personalidade do sujeito significa promover a sociabilidade, a cultura e a civilização. A educação faz com que o sujeito participe dos progressos da própria humanidade.

Assim sendo, a finalidade educativa consiste: 1 - na realização da personalidade entendida como afirmação da individualidade e originalidade de cada um. 2 – na capacidade de participação na vida social. Esta centralidade da pessoa e indivíduo nem sempre constituiu o ideal educativo dentro das várias etapas históricas da educação. Por isso ainda há educadores que acham que sabem mais do que os educandos, o que na realidade eles têm são mais técnicas do assunto estudado. Em outras palavras, saímos do extrínseco teórico para entrar no ativismo pedagógico.

Acácio

A partir de hoje, estou lançando diariamente, artigos filosóficos sobre educação, ética, moral, estética, lógica, antropologia, lingüística, coisas que nos circundam todos os dias. Aguardem.

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 26/04/2007
Código do texto: T464975
Classificação de conteúdo: seguro