Casamento é uma incógnita

Os sonhos, os desejos, os planos de um amor eterno. Tudo isso fazia parte do desenho de felicidade da minha geração. Hoje após mais de trinta anos dessa etapa, percebo que não seria bem eterno.

Digo isso, porque encontrei uma amiga da juventude que me fez declarações tão forte que gostaria mesmo entender o título que dei a este texto.

Ela iniciou dizendo que está casada há mais de trinta anos, com aquele que era o sonho da sua vida. Tiveram dois filhos, maravilhosos por sinal. Responsáveis e bem encaminhados na vida profissional. Mas o marido deste o início se apegava apenas ao trabalho, para ele a sobrevivência significava tudo. Não participou efetivamente da evolução das crianças. Era dependente de bebida alcoólica, sem que isso tenha interferido na vida profissional, sempre muito responsável.

A vida seguiu por todos esses anos, no entanto a convivência dois era muito estranha. Carinho não havia no cotidiano, nem com ela tampouco com os filhos. Hoje os filhos casados, já possuem netos e ela agora me fez a seguinte confissão. Já fui muito machucada por palavras e discussões fortes. Ele não ameniza quando quer magoar, chega até a ofender profundamente. Resultado hoje a sua presença está incomodando. Vivem os dois numa casa, depois de uma doença que o acometeu, dormem em camas separadas. Ela está achando ótimo, mas será que isso se chama mesmo casamento?

Sinceramente, no final da conversa que apenas fiz um pequeno resumo, fiquei sem palavras para amenizar a angústia da amiga. Como o recanto é composto de pessoas super sensíveis, por favor, me ajudem nessa tarefa árdua, quem sabe junt@s acharemos um norte para essa situação.

Maducar
Enviado por Maducar em 18/01/2014
Código do texto: T4654474
Classificação de conteúdo: seguro