ALÉM DA "POTÊNCIA" ESTA A EXCELÊNCIA

O Brasil tem potencial. Isso é fato. Potencial para compor o front mundial de excelência de desenvolvimento econômico e tecnológico a ponto de competir tranquilamente com qualquer outra potência mundial. São tantos atributos, que eu poderia dizer vários ligados à sua invejável diversificação, privilegiada posição geográfica, fauna e muitos mais. Mas Veja, eu disse "potencial"!

Cabe aqui o conceito aristotélico de "potência e ato".

Para Aristóteles, "ato" é o que uma substância é. Potência é aquilo que uma substância pode ser. Portanto, quando falamos em potência, falamos em possibilidade, em capacidade que determinada substância ou ser possui. Contudo, vale ressaltar que por mais linda e admirável que possa ser, a potência por si mesma não defini sucesso, força e poder. Semelhante à uma semente plantada em terra fértil, que precisa ser regada e cuidada, a potência precisa ser trabalhada e submetida a práxis constante sem a qual não se desenvolverá em realidade, perfeição__"Ato". O processo de mudança sempre se desenrola passando de potência ao ato.

Na prática, quando vemos aquele garoto inteligente e ativo costumamos dizer: "Esse garoto tem potencial para ser um.... excelente orador, jogador de futebol ou professor". Mas dependendo das condições socioeconômicas e culturais que ele for submetido, esse potencial se tornará cada dia mais opaco até que seu brilho desapareça por completo.

Quando vejo tantos aplausos e apoio (se bem que não é tanto assim ,é uma minoria manipuladora) dos tais "Rolezinhos";

Quando "vejo" tantas programações tendenciosas e emburrecedores como Big brother Brasil, a fazenda, humor sarcástico ridicularizador;

Quando vejo tanta corrupção;

Quando vejo tanta banalização do sexo;

Quando vejo tanta negligência do estado;

Quando vejo tanta banalização da vida humana;

Quando vejo tudo isso, eu penso:"A terra é fértil e a semente foi plantada. Mas não consegue crescer, esta sendo impedida de crescer".

O Brasil tem potencial, muito potencial. Mas esta força motriz esta sendo esmagada sob o pretexto de diversão, liberdade de expressão, enriquecimento cultural e muitas outras palavrinhas usadas apenas por serem bonitinhas.

Você talvez não acredite em marxismo cultural.Mas não pode negar que nosso país vive a dilaceração da lei moral universal, e que por isso mesmo não consegue sair do prólogo não passando de "potência".

Enquanto esse desenvolvimento não acontece a nível Brasil, podemos individualmente permitir que toda a possibilidade que existe em nós, se efetive a cada dia na realidade e na perfeição pela qual nasceu. Em outras palavras, a semente já existe. Resta-nos apenas cuidar para que ela cresça a cada momento e influencie o maior numero de pessoas.

A excelência esta além da potência.

____Fabio junio almeida prates____