O CHATO

No luxuoso Hilton Pálace, Raíldo está calmamente tomando o café da manhã quando um jovem americano típico, mascando chicletes, senta-se ao lado dele.

O brasileiro ignora o americano que, não se conformando, começa a puxar conversa:

- Você é francês?

- Não. Sou brasileiro.

- Ah! De Buenos Aires? Messi, Maradona, Pablito Tevez, Verón, Riquelme...

Raíldo se irrita e responde grosseiramente

- Não. Do Rio de Janeiro. De Neimar, Kaká, Ronaldo Fenômeno, Zico, Pelé.

- Ah! Sim. Desculpe. Mas diga-me, você vai comer esse pão inteirinho?

- Claro! Responde o brasileiro de mau humor.

- Nós americanos comemos só o miolo, a casca nós vamos juntando num container, depois processamos, transformamos em croissant e vendemos para o Brasil.

Raíldo dá uma olhada para o americano e não responde.

- Você come esta geléia com o pão? Insiste o americano fazendo bola com o chicletes.

- Claro! Sempre coloco geléia no pão.

- Nós americanos comemos frutas frescas no café da manhã, jogamos todas as cascas, sementes e bagaços em containers, depois processamos, transformamos em geléia e vendemos para o Brasil.

O brasileiro já sem paciência, coloca a xícara na mesa, olha para o americano e diz:

- E o que vocês fazem com as camisinhas depois de usadas?

- Camisinhas? Indaga o americano.

- Sim. Camisinhas, preservativos.

O americano sempre mascando chicletes, sorri e responde:

- Ah! Jogamos fora, claro! Vocês brasileiros devem lavá-las para tornar a usar. Certo?

- Não. Errado. Nós guardamos tudo em containers, processamos, depois transformamos em chicletes e vendemos para os Estados Unidos.